Perguntar
Fechar

O que é radioterapia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Radioterapia é uma forma de tratamento que utiliza diferentes formas de radiação ionizante, usada no tratamento do câncer para curar, controlar o crescimento das células tumorais ou amenizar os sintomas.

A radioterapia funciona através da aplicação de uma dose de radiação pré-calculada, dentro de um tempo determinado, a uma porção do tecido que envolve o tumor, com o objetivo de eliminar as células tumorais e provocar o menor dano possível às células normais circunvizinhas, pois estas irão regenerar a área irradiada.

O efeito da radioterapia deve-se ao dano provocado no DNA das células dos tecidos irradiados. Sabe-se que os danos causados nas células tumorais são muito maiores que aqueles provocados nas células normais, uma vez que a molécula de DNA dos tumores tem uma menor capacidade de recuperação.

Contudo, as novas tecnologias permitem um direcionamento preciso da radiação, diminuindo a quantidade de tecidos vizinhos normais que serão atingidos e protegendo assim tecidos sadios.

A radioterapia pode ser:

  • Radical (ou curativa): Quando é feita para curar totalmente o tumor;
  • Remissiva: Visa a redução tumoral;
  • Profilática: Usada quando não há volume tumoral presente, mas com possibilidade de possíveis células neoplásicas dispersas;
  • Paliativa: Visa a remissão de sintomas (dor intensa, sangramento e compressão de órgãos);
  • Ablativa: Quando a administração da radiação visa suprimir a função de um órgão.

A radioterapia é aplicada pelo/a médico/a rádio-oncologista.