Perguntar
Fechar

O que é síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco é o ressecamento do olho causado pela redução da produção ou alteração da composição das lágrimas (filme lacrimal) pelas glândulas lacrimais. Sua função é a lubrificação dos olhos sempre que necessário, por meio do ato de piscar (pestanejar) ou fechá-los. É mais comum em pessoas acima dos 65 anos e nas mulheres, e também pode ocorrer como sintoma de problemas na tiroide, na doença de Parkinson, na síndrome de Sjögren e na deficiência de vitamina A.

Os sinais e sintomas do olho seco são: sensação de secura e irritação nos olhos, ardência, coceira, sensação de "areia" dentro do olho, olhos vermelhos e visão turva mesmo após piscar ou fechar os olhos. Alguns fatores podem piorar os sintomas do olho seco como a baixa umidade do ar, o ar quente, ambientes com ar condicionado ou calefação e lentes de contato. O tratamento é realizado de acordo com a causa do ressecamento do olho e uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios.

O oftalmologista é médico indicado para diagnosticar e tratar os problemas relacionados à alterações na lubrificação dos olhos.