A tuberculose miliar é um tipo de tuberculose em que as bactérias estão disseminadas na corrente sanguínea, provocando lesões em vários tecidos e órgãos do corpo. A tuberculose miliar é uma das formas mais graves da doença.
O termo "miliar" vem da semelhança entre as pequenas lesões arredondadas e pontilhadas causadas pela bactéria e as sementes de miliet, um tipo de gramínea. Essas lesões têm entre 1 e 2 mm e podem estar presentes nos pulmões e em outros órgãos.
A tuberculose miliar afeta sobretudo pessoas com outras doenças de base, como cirrose, câncer, doenças reumatológicas e imunodeficiências. Situações de baixa imunidade também favorecem o desenvolvimento desse tipo de tuberculose, como nos casos de crianças pequenas, idosos e grávidas.
Os sintomas da tuberculose miliar normalmente são inespecíficos, tais como febre, fraqueza e perda de peso. Também podem ocorrer sintomas mais específicos, como dor de cabeça (quando há meningite) e dor abdominal (quando há acometimento do intestino).
O paciente também pode apresentar lesões na pele, gânglios linfáticos (linfonodos) aumentados, sintomas respiratórios e digestivos, aumento do fígado e do baço, entre outros.
O tratamento da tuberculose miliar pode ser iniciado mesmo que ainda não haja um diagnóstico definitivo, uma vez que a taxa de mortalidade é alta sem um tratamento precoce.
Também pode lhe interessar:
Tuberculose miliar tem cura? Como é o tratamento?
Tuberculose miliar é contagiosa? Como se transmite?
O que é tuberculose ganglionar e quais são os sinais e sintomas?
Quais são os tipos de tuberculose?
Quais são os sintomas da tuberculose pulmonar e como é o tratamento?