VCM é a sigla para volume corpuscular médio, uma medida do tamanho das hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. O valor normal de VCM varia entre 80 a 100 fl. Se o VCM for baixo as hemácias estão pequenas, por outro lado, se for alto, as hemácias estão maiores que o esperado.
O VCM é um dos parâmetros analisados no hemograma completo, um dos mais comuns exames de sangue realizados. Aparece com os demais dados relativos às hemácias do sangue.
O tamanho das hemácias pode estar alterado principalmente nas anemias, sendo que existem anemias em que o VCM está baixo, outras em que o VCM está alto e anemias com VCM normal. Portanto, este é um parâmetro muito importante a ser avaliado neste grupo de doenças.
VCM baixo (abaixo de 80 fl)
O VCM baixo pode sugerir anemia microcítica, em que as hemácias ficam pequenas.
Uma das principais causas de anemia microcítica é a deficiência de ferro, principalmente, se vier acompanhado de uma quantidade de eritrócitos e de hematócrito baixo (porcentagem do sangue preenchido por hemácias).
Outras formas de anemia que também causam uma redução no valor do VCM é a talassemia e a anemia por doença crônica.
A talassemia é uma anemia de origem genética e hereditária, mais rara do que a anemia por falta de ferro.
Já a anemia por doença crônica, como o próprio nome diz,se origina doenças que causam um estado inflamatório a longo prazo, como doenças autoimunes, doença renal, câncer ou infecções.
Embora a anemia por doença crônica seja na maioria das vezes normocítica, ou seja, apresenta o valor de VCM normal, em alguns casos mais avançados o valor de VCM pode diminuir.
VCM alto (acima de 100 fl)
O VCM alto pode indicar uma anemia macrocítica, quando as hemácias ficam grandes, também chamada de anemia megaloblástica.
A anemia macrocítica é causada principalmente pela deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12, o que interfere na duplicação do DNA e faz com que a hemácia aumente de tamanho.
Outras doenças também podem causar aumento no valor do VCM como:
- Insuficiência e cirrose hepática
- Uso de medicamentos (metotrexato, hidroxiureia)
Ao realizar um hemograma consulte o médico que o solicitou para maiores esclarecimentos acerca do seu exame.
Também pode ser do seu interesse:
- No hemograma o que significa VCM, HCM e RDW?
- CHCM baixo, o que pode ser?
- RDW baixo no hemograma, o que pode ser?
- RDW alto no hemograma, pode ser anemia?
Referências bibliográficas
ABHH - Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.
Harrison’s principles of internal medicine.19th ed. 2017