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O que fazer no caso de câimbra na gravidez?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Em caso de câimbra na gravidez, siga os seguintes passos no momento da câimbra:

  1. Sozinha ou com a ajuda de alguém (mais indicado), estique o membro afetado de forma suave, contrariando a câimbra;
  2. Respire e mantenha a calma. Continue o movimento até vencer a contratura muscular e sentir o alívio da dor;
  3. Não faça movimentos bruscos nem tente fazer alongamentos durante a câimbra.

Depois da câimbra:

  1. Coloque uma bolsa quente ou uma compressa quente no local durante 20 minutos;
  2. Faça uma massagem com movimentos circulares na parte afetada; a massagem deve chegar ao músculo, por isso não deve ser muito suave; aplique uma pressão moderada;
  3. Agora sim, alongue a musculatura que sofreu a câimbra. Cada alongamento deve ser mantido durante pelo menos 30 segundos e a parte alongada deve permanecer imóvel, sem "soquinhos".

Como prevenir câimbras na gravidez?

  • Não estique muito as pernas e os pés quando for espreguiçar, principalmente ao acordar;
  • Evite refrigerantes, salgadinhos e alimentos enlatados, que são ricos em fósforo; em excesso, o fósforo favorece a ocorrência de câimbras;
  • Faça sempre alongamentos antes e depois de qualquer atividade física, mesmo que seja apenas uma caminhada;
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio (sardinha, couve, espinafre, leite, iogurte, queijo, amêndoas), magnésio (brócolis, couve, rúcula, espinafre) e potássio (banana, tomate, melão, feijões, batata, peixes), pois esses minerais participam diretamente na contração muscular e ajudam a prevenir as câimbras;
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia para evitar a desidratação, que é outra causa frequente de câimbras.

Fale com o/a médico/a obstetra se as câimbras forem muito frequentes. Ele/ela pode lhe receitar suplementos de cálcio e magnésio ou um outro medicamento caso seja necessário para evitar câimbras recorrentes.