O que fazer no caso de leite empedrado?
Em caso de leite empedrado, retire manualmente o excesso de leite e, a seguir, coloque uma compressa de água fria ao redor da mama por 3 minutos (não ultrapasse esse tempo, pois pode provocar efeito contrário).
Para facilitar a saída do leite, faça uma massagem na mama da seguinte forma:
- Com a ponta dos dedos, massageie a mama com movimentos circulares, começando do mamilo para fora;
- Faça movimentos circulares curtos e suaves sobre as regiões endurecidas, partindo de fora e seguindo em direção ao mamilo;
- Lave as mãos com água e sabão;
- Comece a retirar o leite com as mãos, colocando o polegar ao redor do mamilo e os outros dedos por baixo, apertando levemente.
A compressa fria, que deve ser feita após a retirada do leite, ajuda a reduzir a produção excessiva de leite, facilita o esvaziamento da mama e alivia a dor.
Não use compressas quentes, pois podem aumentar ainda mais a produção de leite e provocar queimaduras nas mamas.
O uso de bombas manuais ou elétricas para retirar o leite pioram a situação, pois estimulam a produção de mais leite. Como resultado, a mama fica cheia mais rápido, piorando o quadro.
Como evitar que o leite fique empedrado?
- Dê o peito sempre que o bebê quiser e deixe-o mamar à vontade;
- Esvazie ambas as mamas após cada mamada;
- Se os seios estiverem muito cheios, retire o excesso de leite e ofereça o peito mais vezes;
- Use sutiã de tamanho adequado, que suporte bem os seios, pois evita o empedramento do leite na parte de baixo da mama.
O melhor tratamento para leite empedrado é a ordenha manual do peito. Se a situação não melhorar, o seio ficar avermelhado e houver febre, procure o seu médico para evitar complicações como abscessos ou mastite.