Perguntar
Fechar

O que fazer se eu tiver um ataque de pânico?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O ataque de pânico geralmente acontece em um período de tempo curto em que a pessoa se sente fora de si e com um medo muito grande da situação envolvida. Nesse momento, é muito difícil agir conscientemente e a maioria das pessoas é levada aos serviços de emergência.

Após o episódio de ataque de pânico, a pessoa deve procurar o/a médico/a de família ou psiquiatra para iniciar um tratamento que pode envolver terapia e/ou uso de medicamentos.

Com a terapia, a pessoa será capaz de perceber seu comportamento perante as situações de medo e poderá desenvolver habilidades para lidar de uma forma menos desagradável com sua ansiedade do momento, bem como reconhecer as ocasiões em que o ataque de pânico é favorecido.

No momento do ataque de pânico, a pessoa deve manter-se calma, com respirações profundas, tentar relaxar a musculatura e procurar um local onde possa se sentar e aguardar o ataque de pânico passar. Em geral, essa percepção é muito difícil para a pessoa que está vivenciando o ataque de pânico. Por isso, as pessoas que estão ao redor, familiares e conhecidos devem dar o apoio para que a pessoa sinta calma e saia dessa situação que lhe causa medo.

Saiba mais em:

Síndrome do pânico tem cura? Qual é o tratamento?

Quais são os sintomas do síndrome do pânico?

O que é síndrome do pânico?