O que fazer se tomar o remédio errado?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Se tomar o remédio errado, siga o seguinte procedimento:

  1. Não provoque vômitos, pois o remédio pode ser espalhar pelo tubo digestivo e piorar a situação;
  2. Não beba água, leite ou qualquer outro líquido;
  3. Não faça esforços físicos pois pode acelerar a absorção do medicamento pelo organismo;
  4. Ligue para o CEATOX-SP (Centro de Assistência Toxicológica), número 0800 014 8110, ou para o Disque Intoxicação da ANVISA, através do 0800 722 6001, ou pelo site http://portal.anvisa.gov.br/disqueintoxicacao, com a embalagem do remédio em mãos;
  5. Siga as instruções da assistência toxicológica;
  6. Procure um pronto socorro ou uma unidade básica de saúde, levando consigo a embalagem ou a bula do medicamento.

Dependendo da pessoa e da quantidade de remédio errado ingerida, poderão surgir sintomas como:

  • Inchaço;
  • Irritação na pele;
  • Diarreia;
  • Alteração na pressão arterial;
  • Batimentos cardíacos acelerados e
  • Dificuldade de respirar.

Tomar o remédio errado pode ser perigoso principalmente no caso de pessoas alérgicas aos componentes da fórmula.

Por isso, é importante ter alguns cuidados que ajudam a evitar o erro de tomar remédio de forma equivocada, tais como:

  • Leia com atenção os rótulos dos remédios antes de tomá-los;
  • Não guarde os medicamentos fora das embalagens originais;
  • Não coloque os remédios todos juntos numa outra caixa;
  • Não cole etiquetas que escondam as informações básicas da medicação;
  • Leia por três vezes o rótulo para si mesmo/a, confirmando a medicação que fará uso, ou dará a alguém.

No caso de tomar algum medicamento errado ou de forma equivocada, entre em contato com seu médico da família imediatamente, ou ligue para os telefones de urgência (0800 014 8110 ou 0800 722 6001). Se não for possível, leve a pessoa que tomou a medicação, imediatamente, ao hospital mais próximo.

Leia também:

O que fazer no caso de superdosagem de remédio?

O que acontece se alguém tomar vários remédios para dormir?

Tomar remédio com leite corta o efeito?