O que pode causar a sensação de "útero tremendo"?

“Estou grávida e nos últimos dias tenho sentindo o útero "tremendo". Isso é normal ou devo me preocupar?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

O útero é um músculo. Por isso, quando sentir que ele mexe ou treme, isso pode ser sinal de que ele está contraindo e relaxando.

Você pode sentir os movimentos quando:

  • O útero aumenta no início da gestação
  • Devido a movimentos do bebê no interior no útero — mas isso só acontece quando ele já está bem desenvolvido (a partir do terceiro ou quarto mês de gestação)
  • Durante o ciclo menstrual
  • Devido a movimentos em outros órgãos, como os intestinos e a bexiga.

Quando além de sentir o útero tremendo você sentir dor forte ou tiver um fluxo menstrual muito intenso, isso pode ser um sinal de algum problema de saúde. Identifique quando as contrações são normais e quando você precisa buscar ajuda.

Movimentos normais do útero

Os movimentos do útero são fundamentais para garantir a reprodução e na hora do parto:

Durante o ciclo menstrual

O útero tem contrações diferentes dependendo da fase do ciclo menstrual.

Na fase ovulatória, as contrações movimentam o útero para favorecer a entrada dos espermatozoides. São contrações que sentimos mais intensamente na região da vulva e da vagina, durante o ato sexual.

A quantidade e intensidade das contrações diminuem na fase final do ciclo menstrual, para não atrapalhar a fixação do embrião e favorecer a gravidez. Então, provavelmente você não vai sentir seu útero tremer se você estiver com a menstruação atrasada e estiver grávida. Pode sentir algo quando o útero começar a crescer.

Ao final do ciclo, quando não há gravidez, os movimentos uterinos favorecem a saída da menstruação. Às vezes é possível sentir estes movimentos. O movimento do intestino também colabora com a saída da menstruação.

Na gestação

Durante a gestação, é possível sentir o útero mexendo quando o bebê se move na barriga. Ao fim da gravidez, as fortes contrações do útero e a dilatação da abertura final (colo do útero) são os responsáveis pelo nascimento do bebê, no parto normal.

Doenças que alteram os movimentos do útero

Caso você sinta cólicas quando o útero treme ou tenha um fluxo menstrual muito intenso, procure um médico para verificar se está com algum problema.

Saiba os sintomas de algumas doenças associadas aos movimentos uterinos fora de padrão e quais podem dar a impressão de que o útero está tremendo:

Miomas

O mioma é a causa mais comum para as alterações dos padrões de contração uterina. Quem tem mioma pode sentir dor no contato íntimo ou nas relações sexuais, cólica menstrual e dor na parte baixa da barriga quando sente o útero tremer.

Nos casos sintomáticos, os tratamentos podem variar. Alguns exemplos são:

  • Tratamento com medicamentos
  • Tratamentos alternativos e complementares (exercício, dieta, ervas e acupuntura são alguns exemplos)
  • Cirurgias (retirada do mioma, embolização ou ablação do endométrio)
  • Cirurgia para retirada do útero

Os miomas são comuns em mulheres com dificuldade para engravidar. A infertilidade é atribuída ao fato de que os miomas alteram também o formato e a distribuição dos vasos sanguíneos no útero, além de alterarem como ele contrai.

Metade das mulheres com infertilidade sem causa aparente que fazem uma cirurgia para remoção do mioma conseguem engravidar. Por isso, a cirurgia é o tratamento comumente indicado nesses casos.

Quando ele não está causando problemas, pode ser monitorado através da realização periódica de ultrassons. Se o mioma não cresce e não causa sintomas, normalmente não requer nenhum tratamento.

Adenomiose

É um problema de saúde da mulher que geralmente tem como sintomas dor intensa e fluxo menstrual abundante, podendo causar infertilidade e abortamentos. Os movimentos do útero mais fortes, frequentes e fora do padrão normal e a inflamação são os principais fatores responsáveis por estas manifestações.

Se sente o útero tremendo e tem os sintomas descritos durante o período menstrual, procure um médico de família ou um ginecologista. Para a investigação, o médico pode pedir exames de sangue para dosagens hormonais e ultrassom.

Na adenomiose, a produção de um hormônio (prolactina) e o tamanho do útero podem estar aumentados. Algumas mulheres que têm a doença também têm endometriose.

O tratamento indicado pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, hormônios e cirurgias.

Endometriose

A endometriose é uma doença causada quando as células da camada interna do útero estão presentes fora do útero. Ela causa limitação nas contrações uterinas, dor e infertilidade, entre outras coisas.

Quem tem endometriose pode ter problemas em outros órgãos (intestinos e ovários, por exemplo), devido ao processo inflamatório que causa fora do útero. Se você sente o útero tremer, é possível que não seja endometriose — a não ser que os movimentos do intestino sejam responsáveis por isso.

Quando se preocupar?

Quando os movimentos do útero não são normais, com contrações que diferem do padrão, isso pode vir acompanhado de fluxo menstrual intenso, cólicas na parte baixa da barriga e dor em outras regiões da barriga. Nesse caso, os sintomas podem estar associados com problemas de fertilidade, gravidez ectópica, abortos e endometriose.

Quando tiver esses sintomas, procure um médico de família ou ginecologista para saber qual é o problema e qual o tratamento indicado.

79% dos leitores acham este conteúdo útil (24 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que é miométrio heterogêneo?

Miométrio heterogêneo é um miométrio que não é uniforme em toda a sua extensão, o que pode sugerir a presença de mioma ou adenomiose. Entenda melhor o que é o miométrio heterogêneo e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que significa útero em AVF?

AVF é uma abreviação para anteversoflexão e, por isso, quando o útero está em AVF significa que está inclinado para frente. Entenda melhor o que significa o útero em AVF.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que significa ter o útero em anteversoflexão?

Ter o útero em anteversoflexão significa que o seu útero está inclinado para frente, como se estivesse "dobrado" nesta direção, e esta é a posição mais comum do útero. Confira o que significa ter o útero em anteversoflexão.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que é miométrio homogêneo?

Miométrio homogêneo é um miométrio que apresenta uma aparência semelhante em toda sua extensão, sendo esta considerada a sua aparência “normal”. Entenda melhor o que é o miométrio homogêneo.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Uma mulher virgem pode fazer o preventivo?

Existem instrumentos menores que permitem coletar o material necessário para o preventivo sem romper o hímen. Entenda melhor se uma mulher virgem pode fazer o preventivo.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Líquido branco saindo da mama pode ser gravidez?

Um líquido branco saindo da mama pode ser um sintoma da gravidez em algumas mulheres devido ao aumento dos níveis do hormônio prolactina no sangue. Entenda melhor se um líquido brando saindo da mama pode ser gravidez.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Dor ou pontadas no útero: o que pode ser e que exames fazer

Dor ou pontadas no útero: o que pode ser e que exames fazer

Na maioria dos casos, a dor no útero é apenas um sinal de alterações leves, como inflamação do útero ou dos ovários, mas também podem indicar doenças mais graves, como pólipos ou miomas. Confira outras causas comuns e que exames fazer para confirmar o diagnóstico.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

A dor no pé da barriga pode ter diversas causas, podendo ser indicativo de gravidez, má digestão, pedra no rim, prisão de ventre ou endometriose, por exemplo. Veja o que pode ser a dor no pé da barriga e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

Os principais sintomas de gravidez são atraso da menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço e vontade de urinar. Conheça os 14 primeiros sinais de gravidez, como evoluem semana a semana e quando fazer o teste de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Cólica fora do período menstrual: o que pode ser e o que fazer

Cólica fora do período menstrual: o que pode ser e o que fazer

A cólica fora do período menstrual pode ser causada por gravidez ou ovulação, ou por doenças como endometriose ou mioma uterino, por exemplo, sendo importante consultar o ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. Conheça outras causas da cólica fora do período menstrual e o que fazer .

Imagem ilustrativa do artigo Endometriose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Endometriose: o que é, sintomas, causas e tratamento

​A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga, o que causa sintomas como dores muito fortes. Entenda se a endometriose engorda, se pode engravidar e a resposta para outras dúvidas comuns.

Imagem ilustrativa do artigo Infecção no útero: sintomas, causas e tratamento

Infecção no útero: sintomas, causas e tratamento

A infecção no útero é uma infecção que pode causar sintomas como dor no pé da barriga, corrimento e/ou sangramento vaginal e febre, em algumas mulheres. Confira o que é a infecção no útero, sintomas, diagnóstico, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, mas também pode indicar problemas mais graves como pedra nos rins, endometriose ou diverticulite, por exemplo. Veja quais as causas mais comuns no homem e na mulher e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no ovário: 8 principais causas (e o que fazer)

Dor no ovário: 8 principais causas (e o que fazer)

Algumas mulheres sentem dor no ovário, que pode estar relacionado com o ciclo menstrual ou com alguma doença como endometriose, cistos ou doença inflamatória pélvica por exemplo. Confira as principais causas de dor no ovário e o que fazer em cada situação.