Perguntar
Fechar

O que pode causar acidose metabólica?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A acidose metabólica pode ocorrer devido ao acúmulo de ácidos no organismo ou perda de bicarbonato pelas fezes ou urina. Suas principais causas são: diabetes, excesso de ureia no sangue (uremia), acúmulo de ácido lático (acidose lática), jejum prolongado, diarreia e fístulas no intestino delgado e doença renal grave.

A acidose lática é causada pelo aumento da produção de ácido lático. Isso acontece em situações em que o fluxo de oxigênio para os tecidos é inferior às suas necessidades, como acontece em casos de choque séptico ou hipovolêmico.

Tumores malignos também podem produzir ácido lático e provocar acidose lática. Pacientes com AIDS podem apresentar acidose lática devido a doenças hepáticas ou cardíacas. A remoção cirúrgica de parte do intestino delgado é outra causa frequente de acidose metabólica.

A cetoacidose é uma forma de acidose metabólica que afeta sobretudo pessoas com diabetes tipo 1 descompensado. Trata-se de uma complicação grave que ocorre quando as taxas de glicose (açúcar) no sangue estão muito altas e são acompanhadas por um aumento da quantidade de corpos cetônicos no sangue, como ácido beta-hidroxibutírico
e ácido acetoacético.

Saiba mais em: Cetoacidose diabética: como identificar e tratar?

A acidose metabólica também pode ter como causa a ingestão excessiva de medicamentos com ácido acetilsalicílico, como Aspirina e AAS.

Outra causa de acidose metabólica é a perda de bicarbonato através da urina ou das fezes, o que pode ocorrer em casos de diarreia ou perda de secreções alcalinas produzidas no pâncreas e na bile, por exemplo.

A insuficiência renal também pode causar acidose metabólica devido à diminuição da excreção de ácido pelos rins. Contudo, nesses casos, a acidose só se torna significativa quando menos de 20% do rim está funcionando.

Os sinais e sintomas da acidose incluem dificuldade respiratória, perda de apetite, náuseas, vômitos, alterações neurológicas, dor de cabeça, confusão mental, cansaço, diminuição da produção de urina, hálito cetônico, redução da capacidade de contração do músculo cardíaco, entre outros.

Veja também: O que é acidose, quais são os sintomas e tratamento?

A acidose metabólica é sinal de alguma doença de base, por isso o seu tratamento é direcionado para a causa. Em casos de acidose grave, o tratamento inclui a administração de bicarbonato de sódio.

Também podem lhe interessar:

Quais são as causas da acidose respiratória?

O que é alcalose, quais são os sintomas e tratamento?

O que pode causar alcalose metabólica?

Quais são as causas da alcalose respiratória?