Perguntar
Fechar

O que pode causar asma?

Em geral, a asma está relacionada com uma resposta alérgica a agentes externos como ácaros, vírus, poeira, pelos de animais, pólen, mofo, entre outros. Contudo, a causa da asma não é totalmente conhecida. As crises são desencadeadas por uma combinação de fatores ambientais e genéticos específicos para cada pessoa.

Dentre os fatores que desencadeiam a asma ou bronquite alérgica, como também é conhecida, estão as alergias, infecções (gripes, resfriados, sinusites), mudança no tempo, odores fortes, fumaça, esforço físico, emoções, medicamentos, alimentos, refluxo gastroesofágico, alterações hormonais, doenças.

A asma é uma doença inflamatória, geralmente de causa alérgica, que atinge as vias aéreas. As crises de asma provocam contração dos brônquios e bronquíolos, reduzindo o calibre das vias respiratórias e causando dificuldade para respirar.

Veja também:Uma crise de asma pode matar?

Os principais sintomas da asma incluem tosse após esforço físico ou que piora à noite, chiado no peito, falta de ar, respiração curta e cansaço.

Em caso de crise de asma, a pessoa deve ser avaliada por um médico num serviço de urgência e seguir o tratamento para controlar a doença. O pneumologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a asma.

Saiba mais em:

Pêlo de gato dá asma ou bronquite?

Como identificar uma crise de asma?

Quem tem asma pode fazer academia?

Qual a diferença entre bronquite e asma?