Perguntar
Fechar

O que pode causar deficiência auditiva?

As principais causas de deficiência auditiva incluem otites, tumores, excesso de cera, labirintite, problemas nos nervos ou nos ossos do ouvido que captam e transmitem os sons, infecções virais, ruído excessivo, uso de determinados medicamentos, idade avançada, inflamações do tímpano e perfurações do tímpano, que podem ser causadas por traumas, mudanças bruscas na pressão atmosférica, entre outras situações.

A perda de audição pode ocorrer quando há alguma dificuldade na transmissão do som pelo canal auditivo ou quando ocorre deterioração das células nervosas que transmitem os sinais sonoros ao cérebro, localizadas no ouvido interno. Em alguns casos, a deficiência auditiva pode ter as duas causas.

A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de ouvir. A surdez pode ser leve, moderada, grave ou profunda.

Os sinais e sintomas da deficiência auditiva podem incluir zumbidos no ouvido, falar alto demais ou ainda pedir sempre para os outros falarem mais alto ou repetirem o que acabaram de dizer.

O tratamento da deficiência auditiva depende do seu local de origem. Se for no ouvido médio ou externo, a surdez pode ser tratada por meio de cirurgia ou outros procedimentos clínicos. Quando a perda de audição afeta o ouvido interno, a surdez dificilmente é revertida, sendo necessário o uso de uma prótese.

O diagnóstico e tratamento da deficiência auditiva é da responsabilidade do médico otorrinolaringologista.

Saiba mais em:

Deficiência auditiva: Quais os sintomas e como tratar?

Otite pode causar surdez ou perda de audição?