Perguntar
Fechar

O que pode causar dor no ombro?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Uma das principais causas de dor no ombro é a tendinite, uma inflamação que acomete os tendões da musculatura do ombro. A tendinite pode causar dor num local específico do ombro ou em toda a articulação. A dor também pode irradiar do ombro para o braço e se agrava ao realizar movimentos, principalmente se a pessoa levantar os braços acima da cabeça.

Outra causa comum de dor no ombro é a bursite. Trata-se de uma inflamação da bursa, uma espécie de bolsa cheia de líquido que protege o tendão. Contudo, quando o tendão sofre um desgaste, uma lesão ou é atingido constantemente pelo ossos, ocorre uma inflamação que afeta primeiro o tendão (tendinite) e depois pode atingir a bursa (bursite).

A inflação pode afetar os tendões mais profundos do ombro em simultâneo, levando à síndrome do manguito rotador. O manguito é formado por 4 músculos profundos que atuam em conjunto para estabilizar e movimentar o ombro.

As pessoas mais suscetíveis de desenvolver essas inflamações e ter dor no ombro são as que praticam esportes que envolvem os membros superiores, principalmente se houver arremesso ou elevação dos braços, além de profissionais que trabalham muitas horas ao computador ou com os braços levantados.

A dor no ombro também pode ser causada por fratura, artrite, luxação ou sub-luxação, além de problemas relacionados com nervos ou vasos sanguíneos próximos ao ombro.

Lembrando que o ombro é a articulação mais móvel do corpo, o que a torna particularmente vulnerável às lesões devido à movimentação excessiva e instabilidade.

Em caso de dor no ombro, consulte o/a médico/a de família, clínico/a geral ou ortopedista para receber um diagnóstico e tratamento adequados.

Também podem lhe interessar:

O que é bursite e quais os sintomas?

Quais são os sintomas da tendinite?