Perguntar
Fechar

O que pode causar endocardite?

A principal causa da endocardite infecciosa é a presença de bactérias no sangue. A endocardite é uma inflamação da camada mais interna do músculo cardíaco (endocárdio) e suas estruturas, principalmente as válvulas cardíacas.

A endocardite infecciosa ocorre quando bactérias ou fungos presentes na corrente sanguínea chegam ao interior do coração e começam a se multiplicar.

A lesão que caracteriza a endocardite é chamada vegetação e acomete sobretudo as válvulas cardíacas e artificiais. Trata-se de um coágulo, no qual os agentes infecciosos se instalam e proliferam.

Contudo, nem todas as bactérias circulantes no sangue alojam-se no coração e desencadeiam um processo infeccioso.

Existem fatores de risco que favorecem o desenvolvimento da endocardite, como uso de medicamentos pela via intravenosa, presença de marcapasso ou desfibrilador no coração, doenças das válvulas cardíacas, implantes de válvulas cardíacas artificiais, uso de drogas injetáveis, presença de cáries e outros focos infecciosos nos dentes, entre outros.

Daí a importância em iniciar o tratamento de qualquer tipo de infecção o quanto antes, bem como mantê-lo até ao fim. Infecções prolongadas sem tratamento aumentam as chances do agente infeccioso alcançar a circulação sanguínea, chegar ao coração e causar endocardite.

Leia também:

Endocardite é grave? Como é o tratamento?

Endocardite: Quais são os sintomas e possíveis complicações?