Perguntar
Fechar

O que pode causar miocardite?

A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco (miocárdio), porção mais volumosa do coração responsável por bombear o sangue para todo o corpo. A duração do processo inflamatório pode ir de semanas a meses, podendo inclusive deixar sequelas.

As principais causas da miocardite são as infecções causadas por vírus, embora as infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias também possam desencadear a doença.

Contudo, a miocardite pode ter diversas causas, tais como reações alérgicas, tratamento com quimioterapia ou radioterapia, picadas de animais peçonhentos, abuso de drogas ou álcool, doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide), entre outras.

A miocardite pode prejudicar os batimentos cardíacos ou a condução dos impulsos nervosos para o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca e arritmias.

Nos casos mais graves de miocardite, o coração pode tornar-se incapaz de bombear adequadamente o sangue e ocorrer um infarto.

A miocardite viral tende a desaparecer espontaneamente em poucas semanas. Porém, se a infecção tiver outras causas ou se a inflamação for muito prolongada, pode haver necessidade de utilizar medicamentos específicos a longo prazo.

Quadros mais graves de miocardite podem precisar de implantes de marcapasso ou desfibrilador, ou ainda transplante de coração.

Saiba mais em: Miocardite: Quais os sintomas e como é o tratamento?