Perguntar
Fechar

O que pode deixar a gengiva inchada?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Gengiva inchada é um sinal de gengivite, uma inflamação na gengiva causada por bactérias. Além do inchaço, a gengivite causa vermelhidão, dor e, muitas vezes, sangramento, sobretudo ao usar o fio dental e escovar os dentes.

A gengivite pode provocar ainda a retração da gengiva, mau hálito ou sensação de gosto ruim na boca.

A má higiene bucal é uma das principais causas de gengiva inchada. A falta de escovação e uso de fio dental favorece o acúmulo de bactérias nos dentes e na gengiva.

Essas bactérias, juntamente com restos de alimentos, se depositam no espaço entre os dentes e a gengiva, dando origem ao tártaro, que deixa a engiva irritada e sensível.

A gengiva inchada também pode ter origem no uso de medicamentos hormonais como os anticoncepcionais, alterações hormonais, uso de aparelho nos dentes, tabagismo, falta de vitamina C e B3, bem como em doenças como diabetes, herpes labial, leucemia, entre outras.

O tratamento da gengivite varia conforma as causas e a presença de outras lesões dentárias como placa bacteriana, periodontite ou mesmo problemas gerais como má nutrição, deficiência de vitaminas, imunodeficiência, hipertensão e mudanças hormonais.

Assim, o tratamento pode incluir limpeza dos dentes, aumento da frequência das escovações e uso do fio dental, reposição de vitamina, controle da hipertensão e do diabetes e fortalecimento da imunidade em pessoas que fazem tratamento com imunodepressores.

Veja também: O que é gengivite e como tratar?

Em caso de gengiva inchada, dolorida e sangrando, procure um dentista para fazer uma avaliação e receber o tratamento adequado.

Saiba mais em:

Bolha na gengiva: o que pode ser e o que fazer?

Minha gengiva está sangrando, o que pode ser e o que devo fazer?

Gengivite é contagiosa?