Atrofia com inflamação no resultado do preventivo indica que há alterações benignas nas células do colo do útero. É um resultado de papanicolau considerado normal para mulheres na menopausa.
A atrofia inflamatória apenas requer atenção se estiver associada a sintomas como secura vaginal, corrimento ou dor durante a relação sexual.
Qual a causa da atrofia com inflamação no útero?
A causa da atrofia está relacionada com a ausência de menstruação. Trata-se de um processo fisiológico normal que ocorre após a menopausa.
Como os ovários não estão mais ativos, nenhum óvulo amadurece e os hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona) deixam de ser produzidos. Como resultado, os órgãos reprodutores atrofiam e diminuem de tamanho.
Porém, a presença de inflamação no resultado do preventivo já não é um processo fisiológico natural (normal), mas sim uma alteração celular benigna, que pode ter as seguintes causas:
- Ação de agentes físicos (radioativos, mecânicos, térmicos);
- Ação de agentes químicos (medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos);
- Acidez vaginal.
Qual é o tratamento para atrofia com inflamação no útero?
O tratamento da atrofia com inflamação no colo do útero é feito através da aplicação de pomada de estrogênio ou creme de estriol.
Os medicamentos devem ser usados de preferência à noite por um período de 1 a 3 meses. As aplicações podem ser feitas de duas formas:
- Durante 3 semanas, com intervalo de 7 dias, ou;
- Duas vezes por semana, sempre nos mesmos dias.
O/a médico/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral poderá explicar o resultado do preventivo e indicar os tratamentos, quando necessários.
Também pode lhe interessar: O que significa lactobacillus sp no preventivo?