Perguntar
Fechar

O teste de gravidez de farmácia pode dar falso negativo?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. O teste de gravidez de farmácia pode dar falso negativo.

Falso negativo significa que o resultado do exame foi negativo, mas a mulher está grávida. Isso pode acontecer com o teste de gravidez de farmácia, principalmente nas primeiras semanas de gravidez quando o nível de hormônio beta hCG ainda não é detectável na urina.

O teste de gravidez pode dar errado?

O teste de farmácia pode dar errado, principalmente, quando é feito antes dos 8 dias de gravidez.

É com oito dias de fecundação que os níveis de beta hCG começam a subir, exatamente após a implantação do ovo (a união do espermatozoide com o óvulo) dentro do útero. Qualquer exame feito em uma fase anterior a esse momento resultará em um falso negativo. Isto acontece porque nesse caso ainda não houve tempo do hormônio ser produzido em quantidade suficiente para ser detectado no sangue. Nessas situações, o recomendável é aguardar alguns dias e repetir o teste ou então realizar o teste Beta hCG de sangue ou urina no laboratório.

Qual o melhor momento para fazer o teste de farmácia?

O ideal é que você realize o teste de gravidez de farmácia com, pelo menos, 8 dias de atraso menstrual e, de preferência com a primeira urina do dia. Isto porque somente a partir da segunda semana é possível detectar o hormônio da gravidez (BetaHCG) na urina.

Além disso, é importante também que você siga as indicações do fabricante.

Entre o 12º e o 15º dia de atraso menstrual você pode fazer o exame de sangue, chamado de Beta HCG, para confirmar a gravidez. Este exame é mais preciso que os testes de urina de farmácia.

Leia também:

Referência

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO