Perguntar
Fechar

Observo há tempo que meu pênis não possui tamanho normal...

Meu pênis não possui um tamanho normal, porém dado em função do fato dele estar "embutido" na minha bolsa escrotal. Através de pesquisas que eu realizei pela internet deduzi que possuo uma fusão penescrotal, na qual a pele do pênis e o escroto estão fundidos. Apesar dessa conclusão eu gostaria de uma orientação de qual tipo de médico especialista eu deva procurar... se no caso deve ser um urologista cirurgião ou um andrologista ou alguma outra modalidade que realize esse tipo de cirurgia íntima? Tenho 25 anos.
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Deve procurar um Urologista, pois esse é o especialista em distúrbios do aparelho reprodutor masculino e caso de fato se trate de uma Fusão Penescrotal o tratamento é cirúrgico e será realizado por esse profissional.

No entanto, é interessante uma primeira avaliação por um médico clínico geral ou médico de família, pois essa alteração no tamanho do pênis pode tratar-se de outra condição e pode ser avaliada por esses outros profissionais, já que caso o diagnóstico seja outro o manejo clínico pode ser outro também.

O que é a fusão penescrotal?

A fusão penescrotal é uma condição rara e congênita em que ocorre fusão do pênis com a pele do escroto, forma-se uma dobra de pele que oculta o angulo entre o pênis e o escroto. Essa fusão faz com que o pênis fique com uma aparência menor, pois o pênis fica ocultado nessa membrana.

Também podem estar presentes sintomas como dor peniana, fluxo anormal de urina ou disfunção genital.

Fusão penescrotal e hipospádia

É comum que a fusão penescrotal venha acompanhada de outra anomalia chamada hipospádia. Esse é um termo usado para descrever alterações da uretra masculina, cuja abertura se encontra na porção inferior do pênis e não na sua ponta. Quando presente a hipospádia também deve ser corrigida cirurgicamente.

Existe tratamento para fusão penescrotal?

Sim, o tratamento é feito através de correção cirúrgica, existem diferentes técnicas cirúrgicas e abordagens que permite a reconstituição peniana e resolução do quadro.

Consulte um médico para maiores esclarecimentos sobre a fusão penescrotal.