Perguntar
Fechar

Os antibióticos podem atrasar a menstruação?

Os antibióticos, por exemplo para os dentes, podem atrasar a menstruação?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Os antibióticos não costumam atrasar a menstruação, entretanto, as infecções, dependendo da sua gravidade e localização, podem por si só causar um atraso menstrual.

Portanto é importante saber qual o antibiótico está em uso, proceder uma avaliação médica detalhada, para disponibilizar uma resposta mais precisa.

Procure seu médico da família ou ginecologista, com essas informações, para uma avaliação, esclarecimento de suas dúvidas e receber as orientações adequadas.

Quais medicamentos podem atrasar a menstruação?

Medicamentos como corticoides, certos antipsicóticos, antidepressivos e benzodiazepínicos (quando usados por tempo prolongado), pode sim atrasar a menstruação. Mas os antibióticos, salvo raras exceções, não causam esse efeito colateral.

Pode lhe interessar também: Existem medicamentos que atrasam a menstruação?

Outras causas de atraso menstrual

Causas comuns de atraso menstrual são:

  • Gravidez,
  • Estresse e ansiedade,
  • Uso de anticoncepcional,
  • Infecções ou viroses,
  • Mudanças bruscas de peso (perda ou ganho de peso rápidos),
  • Distúrbios alimentares,
  • Excesso de atividade física,
  • Problemas na tireoide,
  • Problemas na hipófise,
  • Endometriose,
  • Amamentação e
  • Síndrome dos ovários policísticos.

Leia também: Atraso menstrual será que eu estou grávida?

Vale ressaltar que para ser considerado atraso menstrual, a menstruação deve estar ao menos 15 dias atrasada.

Para mais esclarecimentos procure seu médico da família ou ginecologista.

Pode lhe interessar também: Quantos dias de atraso são considerados como atraso menstrual?