Ovário policístico, tomei remédio. Posso engravidar?

Tenho o ovário polimicrocístico e tomei remédio por um mês. Posso engravidar no mês seguinte?
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Sim. A mulher que tem ovários policísticos pode engravidar mesmo após 1 mês de uso da medicação indicada para o tratamento.

As mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos podem ter dificuldade de engravidar pois apresentam o ciclo menstrual irregular.

Devido ao desequilíbrio hormonal, alguns ciclos menstruais não apresentam ovulação, o que pode levar um tempo maior para a mulher com síndrome dos ovários policísticos engravidar.

Publicidade

Em geral, após 12 meses consecutivos de tentativa de engravidar, a mulher juntamente com seu companheiro devem procurar uma consulta com médico/a de família, clínico/a geral ou ginecologista para uma avaliação da fertilidade do casal.

A mulher que já está em tratamento para a síndrome e/ou para tentar engravidar deve realizar um acompanhamento contínuo para controlar as dosagens hormonais e avaliar os sintomas clínicos.

Leia mais em:

Metformina é um bom tratamento para quem tem ovários policísticos?

O que quer dizer ovário com aspecto micropolicístico?

O tratamento da fertilidade em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos pode ser eficaz logo no primeiro mês ou demorar um tempo a depender dos outros fatores, como o peso corporal e a medicação em uso. Use a medicação conforme indicação médica e converse sobre suas dúvidas com o/a médico/a que está lhe acompanhando.