Para que serve a pomada vaginal?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A pomada e o creme vaginal servem para tratar vários tipos de infecções vaginais, na maioria das vezes causadas por fungos ou bactérias. São, portanto, antibióticos ou antifúngicos que só devem ser usados com prescrição médica.

As pomadas e cremes vaginais mais usados são: nistatina, nitrato de miconazol, e metronidazol, mas outras apresentações estão disponíveis e são úteis para diferentes tratamentos.

Pomada e creme vaginal: para que serve e como usar?

As infecções vaginais podem se manifestar com vários sintomas. Cada tipo de infecção tem sua característica, mas em geral são caracterizadas por corrimento vaginal, coceira, vermelhidão, inchaço e dor na relação sexual. As mais comuns são: candidíase, vaginose, doenças sexualmente transmissíveis como tricomoníase, gonorreia, clamídia, entre outras.

Para que serve a pomada vaginal nistatina?

A pomada vaginal nistatina serve para tratar infecções causadas por fungos, especialmente candidíase. A nistatina pertence a uma classe de medicamentos antifúngicos denominados poliênicos. Sua ação é destruir os fungos que causam infecção, como Candida albicans e outros.

Como usar a pomada vaginal nistatina?

A pomada vaginal nistatina deve ser aplicada no interior da vagina. Em geral, a pomada é aplicada uma vez ao dia, durante 14 dias. Para casos mais graves, podem ser necessárias duas aplicações.

Para aplicar a pomada vaginal com o aplicador:

  1. Retire a tampa da pomada e perfure completamente o lacre, usando o lado externo da tampa;
  2. Coloque o aplicador no bico do tubo da pomada e puxe o êmbolo até o final;
  3. Aperte suavemente a base do tubo para encher completamente o aplicador com a pomada;
  4. Retire o aplicador do tubo e tampe-o a seguir;
  5. Deite-se de costas e introduza o aplicador na vagina suavemente;
  6. Empurre lentamente o êmbolo até o fim para aplicar a pomada na vagina;
  7. Descarte o aplicador imediatamente após o seu uso e lave as mãos.

O uso do creme vaginal não deve ser interrompido durante a menstruação. Em casos de infecções recorrentes e presença de candidíase na parte final do aparelho digestivo, pode ser indicado o uso de nistatina por via oral.

Para que serve a pomada vaginal metronidazol?

A pomada vaginal com metronidazol serve para tratar infecções vaginais causadas por bactérias, como vaginose bacteriana. O metronidazol é um antibiótico faz parte de uma classe de medicamentos denominados antimicrobianos de nitroimidazol, que atua interrompendo o crescimento das bactérias.

Como usar a pomada vaginal metronidazol?

O metronidazol geralmente é usado em dose única, na hora de dormir, ou uma vez ao dia, por 5 dias consecutivos, antes de dormir. A pomada também pode ser usada duas vezes ao dia, por 5 dias.

A pomada vaginal metronidazol vem com um aplicador especial. Para utilizá-lo, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Encha o aplicador com a pomada até o nível indicado;
  2. Deite-se de costas, com os joelhos para cima e afastados;
  3. Insira cuidadosamente o aplicador na vagina e empurre o êmbolo para liberar todo o medicamento;
  4. Retire o aplicador e descarte-o adequadamente. Se receber instruções para reutilizar o aplicador, lave-o com sabão e água morna;
  5. Lave as mãos imediatamente para não espalhar a infecção.

Durante o tratamento com a pomada vaginal metronidazol e por pelo menos 3 dias após a sua última aplicação, não beba bebidas alcoólicas, nem tome produtos com álcool ou propilenoglicol. Álcool e propilenoglicol podem causar náuseas, vômitos, cólicas estomacais, dor de cabeça, transpiração e vermelhidão no rosto, quando tomados com metronidazol.

Enquanto estiver usando a pomada vaginal metronidazol, a mulher não deve ter relações sexuais, usar absorventes internos ou fazer duchas vaginais.

Para que serve a pomada vaginal nitrato de miconazol?

A pomada vaginal com nitrato de miconazol serve para tratar infecções vaginais fúngicas em mulheres adultas e meninas com mais de 12 anos de idade. O miconazol pertence a uma classe de medicamentos antifúngicos chamados imidazóis. Sua ação é interromper o crescimento de fungos que causam a infecção.

Como usar a pomada vaginal nitrato de miconazol?

A pomada vaginal deve ser aplicada no interior da vagina e na pele ao redor da parte externa da vagina. O creme vaginal com nitrato de miconazol pode ser usado uma vez ao dia, na hora de dormir, por 7 dias seguidos, ou duas vezes ao dia, por até 7 dias.

Para aplicar o creme vaginal externamente, use o dedo para aplicar uma pequena quantidade de pomada na área afetada da pele, na parte externa da vagina.

Para usar o aplicador:

  1. Encha o aplicador com a pomada até o nível indicado;
  2. Deite-se de costas, com os joelhos para cima e afastados;
  3. Insira cuidadosamente o aplicador na vagina e empurre o êmbolo para liberar todo o medicamento;
  4. Retire o aplicador e descarte-o adequadamente. Se o aplicador for reutilizável, lave-o com sabão e água morna;
  5. Lave as mãos imediatamente para não espalhar a infecção.

A pomada atua melhor se a mulher não se levantar depois da aplicação, exceto para lavar as mãos. O uso do medicamento deve ser mantido, mesmo durante a menstruação.

Durante o tratamento com a pomada vaginal, não tenha relações sexuais, não use outros produtos vaginais, como absorventes internos ou espermicidas, nem faça duchas vaginais.

Em geral, os sintomas melhoram durante os 3 primeiros dias de uso do creme vaginal com nitrato de miconazol.

O tratamento com pomada ou creme vaginal deve ser feito até o fim e não deve ser interrompido, mesmo com alívio dos sintomas ou durante a menstruação. A prescrição deve ser feita pelo/a médico/a ginecologista ou médico/a de família.