Para que serve a sertralina?
A sertralina (cloridrato de sertralina 50 mg) é um medicamento que serve para tratar depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do pânico, estresse pós-traumático, fobia social, tensão pré-menstrual (TPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual.
A sertralina atua sobre a serotonina, um hormônio que está associado à sensação de prazer e bem-estar. O cloridrato de sertralina aumenta a produção dessa substância no cérebro, combatendo os sintomas da depressão, da ansiedade e dos outros transtornos psíquicos.
Cerca de uma semana após o início do tratamento, o medicamento já começa a fazer efeito. Porém, o tempo para se observar resultados e melhorias dos sintomas varia de pessoa para pessoa e de acordo com a doença que está sendo tratada.
Quais são os efeitos colaterais da sertralina?
Os principais efeitos colaterais da sertralina são: boca seca, aumento da transpiração, tonturas, tremores, diarreia, amolecimento das fezes, sonolência, má digestão, náuseas, falta de apetite, insônia, sonolência e atrasos na ejaculação.
Outros efeitos secundários que podem ocorrer com o uso do cloridrato de sertralina:
⇒ Diminuição do número de glóbulos brancos e plaquetas;
⇒ Palpitações, aumento da frequência cardíaca, zumbido no ouvido;
⇒ Aumento dos níveis de prolactina, mal funcionamento da tireoide, produção inadequada de hormônio antidiurético;
⇒ Dilatação das pupilas, alterações visuais, dores abdominais, prisão de ventre;
⇒ Pancreatite, vômitos, fraqueza, dor no peito, inchaço em mãos e pés;
⇒ Febre, mal-estar, hepatite, icterícia (olhos e pele amarelados), mal funcionamento do fígado;
⇒ Alergia, aumento do colesterol, aumento do peso e do apetite;
⇒ Dores articulares, cãibras, convulsão, dor de cabeça, alterações motoras;
⇒ Formigamentos, diminuição da sensibilidade, desmaios, entre outros.
Após o fim do tratamento com Sertralina, podem ocorrer ainda reações adversas como ansiedade, agitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, formigamentos e alterações da sensibilidade.
Sertralina emagrece?
Um possível efeito colateral da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e consequentemente controlar seu peso ou até emagrecer.
O/a médico/a clínico/a geral, psiquiatra ou médico/a de família explicará melhor o motivo de receitar a sertralina e seus possíveis efeitos secundários.