Perguntar
Fechar

Para que serve a vitamina D?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A vitamina D desempenha uma função importante no desenvolvimento e calcificação dos ossos. A vitamina D ajuda a absorção de cálcio e fósforo nos intestinos e impede reabsorção óssea. Dessa forma, a vitamina D garante uma concentração adequada de cálcio e fósforo na corrente sanguínea, promovendo uma boa saúde dos ossos.

A vitamina D é um tipo de hormônio produzido a partir da exposição da pele aos raios solares ultravioleta B (UVB).

Grande parte dela, cerca de 90%, é produzida pelo próprio corpo a partir da ação do sol, mas outra porção (10%) vem da alimentação.

A vitamina D está presente no leite e seus derivados, como iogurte e queijo, gema do ovo, cogumelos, fígado, peixes como salmão, atum e sardinha e nos alimentos enriquecidos com a vitamina.

Assim, a exposição à luz do sol e a ingesta desses alimentos garantem a produção apropriada da vitamina D, impedindo as deficiências causadas pela sua falta.

Porém, é importante ressaltar que a exposição ao sol deve ser moderada (15 minutos), sem uso de protetor solar e nas horas mais quentes do dia (entre as 10hs e as 16hs).

Quando o consumo do nutriente não é suficiente através da alimentação ou a sua produção pelo organismo é insuficiente, pode ser necessário tomar suplementos.

Assim como as outras vitaminas, a vitamina D é uma vitamina essencial para o funcionamento adequado do metabolismo.

Saiba mais em:

Insuficiência de vitamina D: Quais os sintomas e complicações?

Falta de vitamina D na gravidez: o que pode causar e o que fazer?

Quais os sintomas ou doenças causadas pela falta de vitamina D?