Para que serve Alginac? É verdade que engorda?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O Alginac ® 1000 é um medicamento com ação analgésica, anti-inflamatória e antineuritica (contra inflamação dos nervos). O Alginac ® serve para tratar dor na região inferior das costas (lombalgia), dor no pescoço (cervicalgia), dor nos braços, inflamação de raízes nervosas (radiculite), dor nos nervos entre as costelas (neuralgia intercostal), síndrome do túnel do carpo, fibromialgia, espondilite (inflamação das vértebras) e doenças dos nervos periféricos.

O Alginac ® 1000 tem como princípios ativos o anti-inflamatório diclofenaco sódico e as vitaminas B1, B6 e B12.

Alginac. para que serve e como tomar

Alginac ® engorda?

Alginac ® não engorda. O uso do medicamento não está associado a ganho de peso e o fabricante não refere esse efeito como uma das possíveis reações adversas da medicação.

O Alginac ® é um anti-inflamatório não hormonal, uma classe de medicamentos que não provoca ganho de peso. Já os corticoides, que são anti-inflamatórios hormonais, podem sim fazer a pessoa engordar.

Contudo, em situações raras, o Alginac ® pode causar retenção de líquido e inchaço. Esses são alguns dos seus possíveis efeitos colaterais que podem eventualmente estar associados ao ganho de peso. Contudo, trata-se de acúmulo de água no corpo e não gordura propriamente dita.

Por outro lado, o Alginac ® pode causar falta de apetite e, nesse caso, até poderia ajudar a perder peso. No entanto, não há dados suficientes para determinar a frequência desse efeito colateral (falta de apetite) e o fabricante não relata o emagrecimento como sendo um possível efeito colateral do Alginac ®.

Como tomar Alginac ®?

Em geral, a dose recomendada de Alginac ® é de 1 comprimido, duas a três vezes ao dia. Recomenda-se tomar Alginac ® depois das refeições. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros (não devem ser partidos ou mastigados), juntamente com algum líquido.

O medicamento deve ser usado pelo tempo determinado pelo médico, que também irá determinar a dose adequada, de acordo com cada caso. É importante respeitar os horários de tomar Alginac ® e a duração do tratamento. A interrupção do tratamento não deve ser feita sem conhecimento médico.

Para maiores informações sobre as indicações e os possíveis efeitos colaterais do Alginac ®, consulte o médico que receitou a medicação.