Perguntar
Fechar

Para que serve e como tomar maleato de dexclorfeniramina (polaramine)? É indicado para tosse?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O maleato de dexclorfeniramina, conhecido como Polaramine, é usado para o tratamento de alergias, coceira (prurido), picadas de insetos, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária e alguns tipos de inflamação na pele (dermatites). É encontrado em comprimidos, drágeas, solução, gotas e creme.

Este medicamento é um anti-histamínico (antialérgico), ou seja, ele neutraliza os efeitos da histamina, substância produzida pelo próprio corpo, e por este motivo ajuda a diminuir os sintomas de alergias.

Rinite alérgica

Como tomar maleato de dexclorfeniramina?

Maleato de dexclorfeniramina comprimidos

Adultos e crianças maiores de 12 anos: usar 1 comprimido 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg/dia (6 comprimidos/dia).

Os comprimidos comprimidos revestidos não devem ser partidos, abertos ou mastigados.

Maleato de dexclorfeniramina drágeas

Adultos e crianças maiores de 12 anos: tomar 1 drágea pela manhã e outra ao deitar. Em casos de maior resistência aos efeitos do medicamento, recomenda-se a administração de 1 drágea a cada 8 horas.

Não se deve partir, abrir ou mastigar as drágeas.

Maleato de dexclorfeniramina solução

Adultos e crianças maiores de 12 anos devem usar 5 ml do medicamento de 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima de 12 mg/dia (30 ml/dia) não deve ser ultrapassada.

Crianças de 6 a 12 anos: a dose indicada é a de 2,5 ml três vezes por dia. A dose máxima é de 6 mg diários, o que corresponde a 15 ml/dia.

Crianças de 2 a 6 anos: 1,25 ml três vezes por dia. Um total de 3 mg diários (7,5 ml/dia) é a dose máxima.

Maleato de dexclorfeniramina gotas

A dose recomendada é de 20 gotas, três a quatro vezes ao dia. A dose máxima de 12 mg/dia (120 gotas/dia) não deve ser ultrapassada.

Para crianças de 6 a 12 anos: recomenda-se 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso, três vezes ao dia. Dose máxima: 6 mg diários (60 gotas/dia).

Crianças de 2 a 6 anos: 5 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso, três vezes ao dia. Um máximo de 3 mg diários (30 gotas/ dia).

Maleato de dexclorfeniramina creme

Maleato de dexclorfeniramina creme deve ser aplicado sobre a área da pele afetada duas vezes ao dia. Deve-se evitar cobrir a área que está sendo tratada.

A versão deste medicamento em creme não deve ser aplicado nos olhos, boca, nariz, genitais ou em outras mucosas. Não deve ser utilizado em áreas extensas da pele, principalmente em crianças.

Somente é recomendado o uso externo.

É importante que as dosagens indicadas pelo/a médico/a para as apresentações em comprimidos, solução e gotas, sejam devidamente seguidas.

Maleato de dexclorfeniramina é indicado para tosse?

O medicamento pode aliviar a tosse se a sua causa for alérgica. Para definir o melhor tratamento, converse com seu/sua médico/a.

Contraindicações do maleato de dexclorfeniramina

  • Alergia aos componentes da fórmula;
  • Mulheres grávidas ou que estão amamentando;
  • Bebês prematuros ou recém-nascidos;
  • Pessoas que fazem uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), componente da fórmula de alguns antidepressivos.

Efeitos colaterais do maleato de dexclorfeniramina

Os efeitos colaterais mais comuns produzidos pelo uso de maleato de dexclorfeniramina são:

  • Sonolência leve ou moderada
  • Dor de cabeça
  • Urticária
  • Coceira (prurido)
  • Erupções na pele
  • Sensibilidade na pele quando exposta ao sol
  • Azia
  • Náuseas

Estes efeitos podem ocorrer de forma mais frequente ao uso da medicação em comprimidos, drágeas, suspensão ou gotas. Se você apresentar algumas destas reações, comunique-se com seu/sua médico/a.

Siga as orientações médicas quanto ao uso de maleato de dexclorfeniramina (Polaramine) e o não utilize medicação sem prescrição.

Leia também

Como identificar uma alergia? Quais os sintomas?

O que fazer em caso de reação alérgica?