O meloxicam é um anti-inflamatório indicado para tratar sintomas de osteoartrite e artrite reumatoide. Este medicamento inibe a enzima que provoca a inflamação e, além disso, provoca alívio da dor e da febre. Sua ação se inicia de 80 a 90 minutos após a sua ingestão.
Como usar meloxicam?
Os comprimidos de meloxicam devem ser ingeridos com água ou outro líquido sempre durante as refeições. A dose indicada deve ser tomada em dose única e a dose máxima do medicamento é 15 mg.
De forma geral, meloxicam é indicado nas seguintes dosagens:
Artrite reumatoide
Recomenda-se 15 mg por dia. De acordo com os efeitos da medicação em relação ao tratamento, o seu médico pode reduzir a dose para 7,5 mg por dia.
Osteoartrite dolorosa
Em casos de osteoartrite dolorosa indica-se a dose de 7,5 mg por dia. A dose poderá ser aumentada para 15 mg por dia pelo seu médico.
Adolescentes
Para os adolescentes de 12 a 18 anos, a dose máxima diária recomendada é de 0,25 mg/kg e não deve ultrapassar 15 mg. Meloxicam comprimido é contraindicado em crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que ele não permite que a dosagem seja adequada para crianças nesta faixa etária.
A dosagem de meloxicam deve ser ajustada pelo médico/a. Não use meloxicam sem a prescrição adequada.
Meloxicam provoca sono?
Sim. O uso de meloxicam pode provocar sonolência, vertigem, tontura e visão borrada. Este são alguns efeitos do medicamento sobre o sistema nervoso. Portanto, se estiver em uso de meloxicam tenha cuidado ao dirigir ou operar máquinas. Se você apresentar algum destes sintomas o melhor é evitar estas tarefas ou qualquer outra que ofereça riscos.
Quais os efeitos colaterais que meloxicam pode causar?
Efeitos colaterais comuns
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
- Indigestão
- Diarreia
- Náusea
- Vômitos
Efeitos colaterais incomuns
- Anemia
- Alergia
- Tontura
- Vertigem
- Sonolência
- Aumento da pressão arterial
- Vermelhidão na face
- Sangramento do aparelho digestivo
- Gastrite
- Estomatite
- Constipação
- Flatulência
- Prurido
- Dificuldade para urinar
- Inchaço
- Atrasos na ovulação
Contraindicações do meloxicam
- Pessoas com intolerância a lactose;
- Crianças menores de 12 anos;
- Mulheres grávidas ou que estão amamentando;
- Pessoas alérgicas aos componentes da fórmula;
- Pessoas que após o uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios e apresentaram: asma, obstrução nasal (pólipos), inchaço da língua, lábios e garganta ou placas elevadas na pele, geralmente com coceira;
- Portadores de distúrbios gastrointestinais como úlceras ou perfuração ativa ou recente, sangramentos, doenças inflamatórias gastrintestinais;
- Pessoas que tiveram sangramento cerebral recente.
É importante seguir a orientação do seu médico ou médica e respeitar as doses, os horários de tomar a medicação e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem orientação médica.