Nistatina oral é indicado para afta?

“Apareceram aftas na minha boca e uma amiga disse que posso usar nistatina oral para tratar. Para que serve e como usar nistatina oral? É indicado para tratar aftas?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A nistatina oral não é indicada para o tratamento de aftas, porque essas lesões normalmente não são causadas por fungos.

Acredita-se que as aftas estão relacionadas com estresse, deficiências nutricionais, consumo de alimentos picantes, quentes ou ácidos e traumas na mucosa oral, por exemplo. Portanto, a nistatina oral não é indicada para o seu tratamento.

As aftas tendem a desaparecer naturalmente em 7 a 14 dias. No entanto, caso as suas aftas não estejam melhorando, é recomendado consultar um clínico geral, porque existem problemas de saúde mais sérios que podem causar lesões muito parecidas.

Para que serve e como usar nistatina oral?

A nistatina em suspensão oral é indicada para o tratamento de candidíase oral e do trato digestivo superior, especialmente a esofagite por Candida.

A dose normalmente indicada para adultos e crianças varia de 1 a 6 ml quatro vezes ao dia, de acordo com a orientação do médico. Deve-se realizar a higiene bucal adequadamente antes de usar o medicamento e a suspensão de nistatina deve ser bochechada por alguns minutos antes de ser engolida.

A nistatina oral pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômitos e lesões na pele. Além disso, é um medicamento que deve ser usado somente após a avaliação médica por mulheres grávidas ou amamentando.

Para saber se a nistatina oral é o medicamento mais indicado para o seu caso e como usá-la corretamente, é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Sinvastatina faz mal para o coração?

Não existem complicações ou problemas cardíacos associados ao uso de sinvastatina. Na verdade a sinvastatina é até indicada para reduzir os...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Loratadina serve para tosse?

A loratadina é um medicamento que pode ser usado para tosse, mas que também pode ser usada em outros casos. Entenda melhor quando se utiliza loratadina para tosse, em que situações pode ser usada e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Espironolactona serve para acne?

Apesar de não estar previsto na bula, alguns médicos indicam a espironolactona para o tratamento da acne. Especialmente em mulheres que têm excesso...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisona serve para dor de garganta?

Entenda se a prednisona pode ser usada para tratar a dor de garganta e em que casos está indicada. Conheça também que médico consultar para tratar a garganta inflamada e que remédios podem ser indicados.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Azitromicina serve para dor de garganta?

A azitromicina é um antibiótico que pode ser indicado para tratar alguns casos de dor de garganta. Entenda quando a azitromicina é indicado para tratar a dor de garganta e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso usar Miosan para dormir?

Entenda se o Miosan pode ser usado para ajudar a dormir, em que casos está indicado e qual o médico que deve consultar caso tenha dificuldade de pegar no sono.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

Chá preto, uma compressa de camomila, mel orgânico ou extrato de própolis são boas opções para curar aftas mais depressa. No entanto, existem mais dicas naturais para aliviar a dor e acelerar a cicatrização das aftas. Confira o que é bom para afta e como fazer corretamente.

Imagem ilustrativa do artigo 13 remédios caseiros para afta (e como preparar)

13 remédios caseiros para afta (e como preparar)

Os remédios caseiros para afta, como chá de cravo da índia ou solução de água oxigenada, ajudam a aliviar a dor e o desconforto da afta, por terem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Veja todas as opções remédios caseiros para afta e como preparar .

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para afta: pomadas, sprays e comprimidos

Remédios para afta: pomadas, sprays e comprimidos

Os remédios para afta como triancinolona acetonida ou acetato de hidrocortisona, podem ser usados na forma de pomadas, sprays ou solução sobre a afta, mas também podem ser necessários comprimidos de corticóide ou antibióticos, indicados pelo médico. Confira as principais pomadas, sprays, soluções e comprimidos para afta.

Imagem ilustrativa do artigo Pomadas e remédios para afta no bebe

Pomadas e remédios para afta no bebe

As aftas no bebê são uma alteração muito comum da boca, que podem demorar até 2 semanas para desaparecer, sendo importante seguir as orientações do pediatra, como dar medicamentos analgésicos para o bebê ou aplicar pomada diretamente na afta. Confira como deve ser o tratamento da afta em bebê.

Imagem ilustrativa do artigo Afta na garganta: 7 principais causas (e o que fazer)

Afta na garganta: 7 principais causas (e o que fazer)

A afta na garganta geralmente surge após períodos de estresse, emoções fortes ou devido ferimentos na boca. Mas também pode ser um sinal de infecções, como herpes. Veja as principais causas de afta na garganta eo que fazer para curar mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo Afta vaginal: 10 causas e como tratar

Afta vaginal: 10 causas e como tratar

A afta na vagina normalmente acontece devido a ISTs, como herpes ou sífilis, mas também podem estar presentes em outras situações, como doença de Behçet e câncer de vulva, sendo importante que o ginecologista seja consultado. Conheça as principais causas de aftas vaginais e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Afta na língua: sintomas, causas e tratamento

Afta na língua: sintomas, causas e tratamento

A afta, cientificamente chamada de estomatite aftosa, é uma pequena lesão arredondada que pode surgir em qualquer local da boca. Para aliviar a dor, pode-se aplicar gelo e passar óleo de melaleuca. Veja mais formas de curar a afta, suas causas e outros sintomas.

Imagem ilustrativa do artigo Bolinhas na língua: o que pode ser (e o que fazer)

Bolinhas na língua: o que pode ser (e o que fazer)

As bolinhas na língua geralmente acontecem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, mas também podem surgir devido a uma mordida, aftas ou infecções. Confira as principais causas de bolinhas na língua e o que fazer em cada situação.