Perguntar
Fechar

Parei de fumar, ainda tenho riscos de doenças pulmonares?

Olá, tenho algumas dúvidas e gostaria muito de sua ajuda.
Tenho 37 anos, sou ex-fumante. Parei fazem 8 meses. Fumei aproximadamente por 10 anos. Não fumava muito, cerca de 10 a 15 cigarros diários, alguns dias até menos.
Desde adolescente sempre fui muito ligado a esportes, sempre joguei futebol, inclusive em clubes. Comecei a fumar por bobagem, influência de namorada. Mesmo fumando, nunca abandonei o esporte. Bem, a questão é a seguinte: fazem 3 anos que comecei a nadar, com o tempo me apaixonei pela Natação e comecei a treinar em uma equipe master da minha cidade, nado cerca de 3.000m por dia (de 5 a 6x na semana). Com isso vi a chance de parar de fumar definitivamente e parei fazem 8 meses. Nunca tive problemas respiratórios, falta de ar, etc., e ainda assim notei que minha capacidade respiratória melhorou, meu batimento cardíaco que já era baixo, hoje é de 42 bpm. Nunca senti muito os efeitos do cigarro, agora muito menos.
Minha dúvida é a seguinte: Pelo tempo que fumei, ainda há chances do meu pulmão limpar e ficar como o de um não fumante? Principalmente por ser atleta hoje. Ainda tenho riscos de doenças pulmonares, tais como câncer, etc.?

Muito obrigado pela ajuda.

Seu pulmão vai limpar em parte, mas nunca será igual ao pulmão de um não fumante e sempre ficará com um risco maior para doenças pulmonares (incluindo o câncer), claro que como você parou de fumar esse risco será bem menor do que o risco de alguém que continua fumando.