Parei de tomar o anticoncepcional injetável e deixei de menstruar normalmente. O que fazer?
Tomei 2 injeções trimestrais de Contracep e, como não encontrei mais o Contracep no mercado, meu médico me receitou a injeção mensal Cyclofemina. Apliquei a Cyclofemina no dia que seria aplicada a injeção trimestral e um mês depois apliquei novamente a injeção mensal. Cerca de 4 semanas depois começou a sair uma borra marrom, que durou uns 3 dias. Depois disso não tomei mais nenhuma injeção anticoncepcional para ver se a menstruação vinha mas até agora nada.
Gostaria de saber o que está acontecendo. Por que não menstruo normalmente? O que devo fazer para menstruar?
O anticoncepcional injetável pode causar irregularidade menstrual e é provavelmente por isso que você deixou de menstruar normalmente.
Outra reação comum dos anticoncepcionais injetáveis trimestrais é a ocorrência de sangramentos irregulares, o que pode explicar as "borras" que você referiu.
Além disso, o anticoncepcional injetável trimestral provoca uma importante atrofia do endométrio (camada interna do útero), que pode causar ausência de menstruação (amenorreia), sendo esse o seu principal efeito colateral.
Os efeitos do anticoncepcional injetável trimestral demoram de 6 a 8 meses para desaparecer depois da última injeção. Em mulheres com excesso de peso esse desaparecimento é ainda mais lento.
Cerca de 50% das mulheres que deixam de usar o anticoncepcional injetável trimestral voltam a menstruar normalmente 6 meses depois da última injeção.
Porém, em cerca de 25% dessas mulheres que interromperam o uso, o restabelecimento do ciclo menstrual normal pode demorar até 1 ano.
Portanto, só o tempo fará a sua menstruação descer novamente, pois o seu corpo precisa de um período para se recuperar e retomar o controle.
Como você parou de usar a injeção de anticoncepcional, é importante fazer uso de algum outro método contraceptivo nesse período, como, por exemplo, o preservativo. Além disso, marcar uma consulta com o/a seu/sua médico/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral para reavaliarem o uso de um método mais adequado para você.
Leia também:
Tomei anticoncepcional injetável e continua descendo. É normal?