Passei a defecar cinco vezes ao dia sem diarreia!
Passei a defecar cinco vezes ao dia sem diarreia, isso me preocupa!
Isso pode ser diarreia. A diarreia é definida pela presença de "Três ou mais evacuações em um dia, com alteração na consistência das fezes e/ou na frequência das evacuações". Portanto, pode haver quadros de diarreia, sem alteração na consistência das fezes, o que dificulta e retarda o atendimento médico.
Outros fatores são de fundamental importância para definir a causa e o tratamento, como o tempo que apresenta esses sintomas, se existem sintomas associados, uso regular de medicamentos ou viagem recente e as características das fezes.
O que pode causar o aumento das evacuações por dia?
São muitas as causas de diarreia ou alteração dos hábitos intestinais, podemos citar como causas comuns:
- Dieta restritiva ou dietas muito agressivas
- Doença diarreica infecciosa
- Desidratação
- Consumo de água ou alimentos contaminados
- Doenças crônicas (diabetes, distúrbios neuroendócrinos, imunodepressão)
- Medicamentos (uso crônico ou abusivo de laxantes, manitol, entre outros)
- Pós radioterapia ou cirurgia abdominal
- Síndrome de intestino irritável
- Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa (RCU)
- Deficiência de Lactose, Alergias
- Tumores no trato gastrointestinal
- até Ansiedade, estresse.
O que é diarreia
A diarreia é caracterizada pela presença de 3 ou mais evacuações em um dia, geralmente com a consistência mais amolecida, ou líquida, embora não seja critério obrigatório e autolimitada. Entretanto, a doença pode ser classifica de uma forma geral, em aguda ou crônica.
A diarreia aguda dura em torno de 7 a 14 dias, melhora espontaneamente, e está mais relacionada a distúrbios infeciosos, uso de medicamentos, ingesta de alimentos contaminados, ansiedade e estresse.
A diarreia crônica, é caracterizada pela duração maior ou igual a 4 semanas, e costuma estar mais relacionada a doenças crônicas, intestino irritável, alergias e intolerância a alimentos, imunodeficiência, câncer, entre outros.
Qual o tratamento para a diarreia?
O tratamento será baseado na causa do problema. O exame físico e história clínica são fundamentais para dar início a essa investigação e os exames complementares auxiliam na confirmação diagnóstica.
As doenças infeciosas indicam tratamento medicamentoso, por vezes com o uso de antibioticoterapia. As causas virais, apenas repouso, hidratação vigorosa e orientação alimentar. Nos casos psicossociais, pode haver a necessidade de um acompanhamento psicológico associado a orientação alimentar.
Vale ressaltar, que não é recomendado fazer jejum em casos de diarreia, para evitar risco de desnutrição, deve seguir as orientações alimentares da equipe médica.De preferência manter sua alimentação habitual, evitando gordura, frituras e açucares.
Nos casos de sinais e sintomas como febre, náuseas, vômitos, falta de apetite e/ou emagrecimento, procure um atendimento de urgência para avaliação médica.
O/A médico/a gastroenterologista é o/a pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento.
Pode lhe interessar também: Tenho diarreia constante. O que pode ser?