Perguntar
Fechar

Penetração sem ejaculação na vagina tem como engravidar?

Tive relação com minha namorada. Acontece que nas preliminares, o pênis penetrou a vagina, porém rapidamente tirei, com cerca de 3 segundos. A relação continuou mas com camisinha. Após mais ou menos 30 horas ela tomou a pílula do dia seguinte. Dez dias depois ela fez o teste de farmácia, deu: Negativo. Tem chance de gravidez?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. Sempre que houver relação sem proteção, existe a chance de engravidar, mesmo que não tenha ejaculação dentro da vagina.

Isso porque líquido seminal, líquido liberado pelo pênis durante a relação, já pode conter espermatozoides, embora raro, pode acontecer. Outro fator é o período em que ocorre a relação. Se acontecer próximo ao período fértil da mulher, aumenta a probabilidade.

De acordo com a sua pergunta, provavelmente ela não está grávida, visto que não houve penetração sem proteção durante a relação, somado ao fato de apresentar um teste de farmácia negativo, mas não podemos excluir com toda a certeza.

Portanto, a única forma de confirmar é com teste de gravidez, de 10 a 15 dia após o atraso menstrual. Se a menstruação não vier na data esperada, aguarde uma semana e repita o exame de gravidez. Se puder fazer o exame de sangue, Beta HCG, é ainda melhor.

Quantos centímetros precisa para engravidar?

Não é preciso grande penetração para engravidar. Na verdade, pode nem penetrar, mas ejacular próximo à vagina, para possibilitar uma gravidez.

Muitos casais ainda fazem uso do método de coito interrompido para evitar uma gravidez. Esse método consiste em retirar o pênis da vagina quando percebe a proximidade da ejaculação. Entretanto, o método tem uma taxa de falha muito alto, por volta de 20%.

O que comprova que não depende da penetração ou ejaculação dentro da vagina. O líquido pré-ejaculatório ou líquido seminal já são contém espermatozoides.

Para evitar uma gravidez é preciso fazer uso de um contraceptivo, seja oral, como os anticoncepcionais femininos ou de barreira, como a camisinha (feminina ou masculina).

Gravidez pode acontecer somente com o líquido seminal?

Sim. Embora a quantidade de espermatozoides seja baixa no líquido seminal, existe a possibilidade de a gravidez ocorrer.

Para que serve o líquido seminal?

O líquido seminal ou pré-ejaculatório é expelido do pênis antes da ejaculação. Este líquido tem a função de fazer lubrificação durante o sexo. Além disso, auxilia no equilíbrio da acidez da uretra, uma vez que no homem a uretra libera tanto os espermatozoides como a urina.

Para evitar a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis, utilize camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais. Para esclarecer possíveis dúvidas, busque o médico de família ou urologista.

Entenda como calcular o seu período fértil no artigo: Como calcular o Período Fértil?

Referências

  • Hatcher, R.A., Nelson, A.L., Trussell, J., et al. Contraceptive Technology. New York: Ayer Company Publishers. 2018
  • World Health Organization. Family planning/contraception.
  • Killick, S.R., Leary, C., Trussell, J., Guthrie, K.A. Sperm content of pre-ejaculatory fluid. Human Fertility, 14(1):48–52, 2011.
  • Kovavisarach, E., Lorthanawanich, S., Muangsamran, P. Presence of Sperm in Pre-Ejaculatory Fluid of Healthy Males. Journal of the Medical Association of Thailand, 99:S38–41, 2016.