Posso tomar Benzetacil com dengue?

“Fui na urgência porque estou com febre e dor de garganta, e o médico me passou Benzetacil, mas estou preocupado se pode ser dengue. Uma pessoa com dengue pode tomar Benzetacil?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Infectologista perto de você

Uma pessoa com dengue pode tomar Benzetacil, mas não para o tratamento dessa doença. Este medicamento é um antibiótico e, portanto, é ineficaz contra a dengue, mas pode ser usado caso exista uma indicação médica adequada e não haja contraindicações.

O Benzetacil, ou benzilpenicilina benzatina, normalmente é indicado para tratamento de infecções bacterianas, como amigdalite ou sífilis, ou para profilaxia da febre reumática, por exemplo. Não há nenhuma indicação do uso de antibióticos para o tratamento da dengue. Conheça os remédios indicados e os contraindicados para dengue.

Assim, para saber os medicamentos que pode ou não tomar em caso de dengue, o ideal é consultar um infectologista ou clínico geral, que podem te orientar o tratamento mais adequado para o seu caso. Nenhum medicamento deve ser usado sem orientação médica.

Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Perguntas relacionadas

Posso tomar dipirona com dengue?

Quem está com dengue pode tomar dipirona, desde que não exista uma contraindicação e de acordo com a orientação médica. Entende melhor se pode tomar dipirona com dengue.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Benzetacil dá sono?

Este não é um efeito colateral habitual desse remédio, talvez esse sintoma tenha outra causa, esteja atenta a outros possíveis sinais e sintomas e...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Posso usar Miosan para dormir?

Entenda se o Miosan pode ser usado para ajudar a dormir, em que casos está indicado e qual o médico que deve consultar caso tenha dificuldade de pegar no sono.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar Rivotril engorda?

Apesar de parecer contraditório, o Rivotril tanto pode engordar como emagrecer. Entenda melhor como o Rivotril afeta o peso e o que fazer caso esteja engordando muito com o medicamento.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar sinvastatina dá sono?

O sono não é um efeito esperado da sinvastatina. No entanto, a sonolência poderá estar sendo causada por distúrbios do sono. Entenda melhor como o uso de sinvastatina pode afetar o sono e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar Glifage emagrece?

Tomar Glifage pode emagrecer, pois é um medicamento que contribui para a redução de peso. Entenda melhor como o Glifage funciona na perda de peso, quando usar e qual profissional consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

As doenças psicossomáticas são condições desencadeadas por questões emocionais e que elevam ao aparecimento de sintomas físicos, como dor, falta de ar, tremores, palpitação, diarreia e alterações cerebrais, por exemplo. Saiba mais sobre as doenças psicossomática, sintomas, possíveis causas e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Catarro verde: o que pode ser e o que fazer

Catarro verde: o que pode ser e o que fazer

O catarro verde pode surgir devido a infecção bacterianas, como sinusite, pneumonia ou COVID-19 grave, como uma resposta do sistema imunológico para combater a infecção, e estar acompanhada de outros sintomas como falta de ar ou tosse com catarro verde grosso. Veja outras causas de catarro verde e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 4 doenças causadas pelo caramujo

4 doenças causadas pelo caramujo

Uma das principais doenças causadas pelo caramujo é a esquistossomose, conhecida popularmente por \"Barriga D\'Água\" que causa sintomas como fraqueza e barriga inchada. Veja outras doenças que podem ser transmitidas pelo caramujo e como se proteger.

Imagem ilustrativa do artigo Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d´água ou xistose, é uma doença causada por um parasita que pode ser encontrado em água de rios e lagos e que causa sintomas como febre, enjoos e inchaço da barriga. Entenda porque a doença acontece, quais os sintomas, o ciclo de vida e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

Infecção urinária, meningite, salmonelose e leptospirose são algumas das principais doenças causadas por bactérias. Conheça outras doenças causadas por bactérias, sintomas, tratamento e como pode ser feita a prevenção.

Imagem ilustrativa do artigo Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

A consistência do esperma pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, o que é considerado normal, porém pode ser também indicativo de alterações na próstata, desequilíbrio hormonal ou infecções, sendo importante que o médico seja consultado. Conheça as principais causas de esperma grosso e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

O sangue grosso é o espessamento do sangue devido a alterações em proteínas ou células sanguíneas, o que aumenta o risco de complicações como AVC, infarto ou trombose, causando sintomas como dor de cabeça, dor no peito ou falta de ar. Veja outros sintomas do sangue grosso, causas, tratamento e complicações.

Imagem ilustrativa do artigo Remédios indicados e contraindicados para a dengue

Remédios indicados e contraindicados para a dengue

Os remédios que podem ser usados contra a dengue são o paracetamol ou a dipirona, para aliviar os sintomas de febre ou mal estar. No entanto, existem remédios contraindicados como aspirina ou ibuprofeno pois aumentam o risco de complicações. Veja todos os remédios indicados e contraindicados para dengue .