Pielonefrite tem cura? Qual o tratamento?

Sim, pielonefrite tem cura e o tratamento é feito com medicamentos antibióticos, de preferência que atuem contra a bactéria Escherichia coli, responsável pela maioria dos casos de infecção urinária.

Se os sintomas da pielonefrite não melhorarem dentro de 2 a 3 dias após o início do tratamento com antibiótico, é recomendável procurar o médico novamente.

Pode acontecer da bactéria causadora da pielonefrite ser resistente ao antibiótico utilizado. Neste caso, o medicamento deve ser trocado por outro capaz de destruir a bactéria.

Publicidade

Também pode acontecer do paciente não melhorar devido a alguma complicação da infecção.

Casos em que a pielonefrite é causada por algum cálculo ("pedra"), este também deve ser retirado. A infecção nunca será curada enquanto a pedra estiver presente.

Também devem ser trocados a sonda vesical ou o cateter, se for o caso.

Também pode lhe interessar: Qual o tratamento para infecção urinária?

Qual é o tratamento da pielonefrite na gravidez?

O tratamento da pielonefrite em mulheres grávidas também é feito com antibióticos, porém, os medicamentos não são os mesmos.

Antibióticos como norfloxacina e ciprofloxacina, normalmente usados para tratar infecções urinárias, não podem ser usados na gestação.

É importante que a pielonefrite na gravidez seja diagnosticada rapidamente para iniciar logo o tratamento.

A presença de bactérias na urina da gestante, mesmo sem apresentar sintomas de infecção urinária, pode aumentar o risco de parto prematuro e baixo peso do feto.

Leia também: O que é pielonefrite e quais os sintomas?