Perguntar
Fechar

Pisei num prego e estava enferrujado, o que eu faço?

Eu estava ajudando na construção e de repente pisei num prego que estava enferrujado. Na hora, lavei com sabão e espremi para sair sangue. E agora, o que eu faço?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Se pisou num prego enferrujado, deve lavar a ferida com água e sabão (não é preciso espremer), cobrir o ferimento e procurar um serviço de saúde imediatamente. Lá será feita uma limpeza profunda da ferida para evitar infecções e poderá ser administrado um reforço da vacina contra o tétano.

Pisar em pregos enferrujados é uma das formas de transmissão mais comuns do tétano. A doença é transmitida por um bacilo chamado Clostridium tetani, que se encontra mais frequentemente em terra, em objetos enferrujados ou contaminados com fezes de animais ou humanos. Não é uma doença contagiosa.de oxigênio.

Ao se ferir com um objeto contaminado, a bactéria penetra no corpo através da pele e afeta o funcionamento das células do corpo em geral, causando fortes contrações e rigidez musculares. O tétano pode levar à morte por asfixia devido à rigidez e consequente paralisia do músculo diafragma, responsável pela respiração.

Saiba mais em: O que é tétano e quais os sintomas?

A principal forma de prevenir o tétano é através da vacina antitetânica, disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS. A utilização de equipamentos de proteção individual também contribui para a prevenção do tétano pois evita ferimentos, além do cuidado adequado e correto das feridas.

A primeira parte da vacinação contra o tétano consiste de 3 doses, geralmente tomadas na infância. Depois dessas doses iniciais, deve-se fazer um reforço a cada 10 anos.

Leia também: Tétano: como se contrai e como evitar?

Para maiores informações, dirija-se a uma UBS mais próxima e leve consigo a sua carteira de vacinação.