Perguntar
Fechar

Porque devo usar protetor solar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O protetor solar deve ser usado com a finalidade de prevenir câncer de pele, envelhecimento da pele e outras doenças como as fotodermatoses.

Os raios solares emitem radiação ultravioleta, um tipo de radiação não perceptível a olho nu e capaz de provocar algumas alterações na pele de forma aguda, como as queimaduras solares ou de forma prolongada, como o câncer de pele e o envelhecimento. Esses raios são responsáveis pelo aumento da pigmentação da pele e apresentam um papel importante no envelhecimento da pele e no desenvolvimento de alterações celulares que levam ao câncer de pele. O protetor solar é capaz de evitar os danos causados por essa exposição aos raios ultravioleta. Recomenda-se usar um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) maior que 30, sendo que após esse nível não há diferenças importantes na proteção.

O Brasil, por ser um país tropical, apresenta uma alta taxa de incidência solar ao longo do ano e em todas as regiões.

O uso do protetor solar deve ser feito regularmente por todas as pessoas independente do tipo de pele. Ele deve ser usado tanto em dias ensolarados quanto nos dias encobertos por nuvens e dias chuvosos.

É indicado passar o protetor na pele de forma que cubra toda a superfície exposta ao sol. Aplicar pelo menos 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol e retocar a cada 2 horas. Quem entra na piscina ou no mar, deve repassar o protetor quando sair da água mesmo se usar os produtos que vem escrito no rótulo "resistente à água".

Use protetor solar regularmente.