Perguntar
Fechar

Porque meu teste beta-hcg é negativo mesmo grávida?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O exame de gravidez pode vir negativo mesmo a mulher estando grávida, quando isso ocorre trata-se de um resultado falso-negativo.

Diferentes razões podem levar a um falso-negativo, como a realização do teste numa fase muito precoce de gravidez, ciclos menstruais irregulares, uso de medicamentos, urina diluída, erro de leitura, teste de gravidez com a validade vencida ou gravidez ectópica.

Teste de gravidez feito muito precocemente

Os testes de gravidez de urina, ou teste de farmácia, são os mais suscetíveis a apresentarem resultados falsamente negativos, principalmente quando são realizados muito antes do preconizado, quando os níveis de hormônio beta-hcg estão ainda baixos e não conseguem ser detectados pelo exame.

Por isso, geralmente é recomendado que a mulher aguarde o atraso menstrual para realizar o teste e o repita em uma semana, de modo a ter um resultado mais preciso.

A maioria dos testes atuais são sensíveis o suficiente para diagnosticar uma gravidez a partir do primeiro dia de atraso menstrual, ou mesmo alguns dias antes, no entanto, essa sensibilidade pode variar de teste para teste.

Portanto, é importante, sempre conferir o quanto o teste é sensível na embalagem ou bula do próprio teste de gravidez.

Ciclos menstruais irregulares

Mulheres que apresentam ciclos menstruais irregulares podem não conseguir identificar adequadamente o atraso menstrual e realizar o teste também prematuramente, o que pode levar a não detecção dos níveis de beta-HCG.

Nessa situação, a recomendação também é a repetição do teste em pelo menos 1 semana.

Urina diluída

Algumas situações podem fazer com que a urina fique diluída e apresente uma menor concentração do hormônio beta-HCG, dificultando a avaliação desse hormônio.

O uso de medicamentos da classe dos diuréticos podem tornar a urina diluída a ponto de dificultar a detecção do hormônio beta-HCG num momento precoce da gravidez.

Se a mulher beber muito líquidos pode ocorrer também grande diluição da urina dificultando a concentração do beta-HCG e a sua detecção pelo teste.

Por isso está recomendado que o teste seja feito de preferência durante a manhã com a primeira urina do dia.

Erro de leitura

Ver o resultado do teste muito cedo ou muito rapidamente também pode fazer com que se entenda que o teste é negativo enquanto, na verdade, não foi esperado o tempo de funcionamento do teste. Por isso, deve-se proceder às recomendações de leitura do fabricante do teste utilizado.

Teste com a validade vencida

Testes utilizados fora do prazo ou armazenados em condições inapropriadas podem perder a sua capacidade de avaliação e sensibilidade. Confira sempre a validade do teste e repita com outro kit se necessário.

Gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica apresentar menores índices de hormônio beta-HCG, podendo levar a um teste falso-negativo. A gravidez ectópica ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, é diagnosticada através da realização de uma ultrassonografia.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o resultado de um teste de gravidez negativo, repita-o em sete dias. É valido lembrar que o atraso menstrual pode ser causado por outras condições, portanto, caso o atraso da menstruação persista na ausência de gravidez. consulte um médico de família ou ginecologista para uma avaliação.