Perguntar
Fechar

Posso eliminar manchas solares com creme de dexametasona?

Posso eliminar manchas solares com o creme de acetato de dexametasona, aplicando todas as noites e manhãs?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não. Não está recomendado fazer isso. A dexametasona é um creme corticoide indicado para diferentes tipo de dermatose, mas não apresentava eficácia alguma no tratamento de manchas solares, além disso, o seu uso pode apresentar efeitos adversos e problemas secundários se for por tempo muito prolongado.

O tratamento de manchas solares é feito através de outros medicamentos ou técnicas dermatológicas. O ideal é consultar um médico dermatologista, para indicar o tratamento mais adequado ao seu tipo de mancha e pele.

Qual o tratamento para manchas solares?

O primeiro passo para o tratamento de manchas solares é a fotoproteção, feita através do uso de protetor solar diariamente. É essencial a proteção da pele dos raios solares, a fotoproteção previne o aparecimento de novas manchas e também contribui para a eficácia dos demais medicamentos ou técnicas usado no tratamento das manchas solares.

Uma segunda etapa é o uso de cremes como a hidroquinona ou os ácidos glicólico, retinoico e azeláico. Estes cremes levam ao clareamento gradual das manchas. Pode-se demorar alguns meses para alcançar um resultado satisfatório.

Em muitas pessoas apenas a fotoproteção e o uso de cremes clareadores já é suficiente para a melhora de pequenas manchas. Contudo, é frequente a necessidade de associar outras técnicas que permitam um resultado mais consistente e duradouro, principalmente quando trata-se de manchas solares mais extensas. Entre essas técnicas destacam-se o peeling e o laser.

O peeling é uma técnica de esfoliação que leva a descamação e consequente renovação das células da pele, o resultado no clareamento de manchas é mais rápido do que com o uso de cremes.

Já o laser utiliza um feixe de luz para quebrar os pigmentos que constituem a mancha solar. Alcança-se o resultado de clareamento rapidamente, mas deve ser cuidadosamente administrado por um profissional capacitado para reduzir o risco de pigmentar ainda mais a pele.

Para mais informações consulte um médico dermatologista.