Pergunte ao Médico
Como Funciona

Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?

Posso engravidar na pausa do anticoncepcional? Transei com meu namorado ontem e estou no primeiro dia do período de pausa do anticoncepcional, mas recentemente tive uma dor de garganta muito forte e tive que tomar amoxicilina e vi na bula que o anticoncepcional tomado junto com qualquer derivado de ampicilina pode interferir na eficácia do anticoncepcional. Sera que realmente eu posso estar grávida só por causa dessa interferência? Me respondam rápido, Por favor.
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

A mulher que faz uso correto do anticoncepcional, tomando um comprimido por dia, sempre no mesmo horário e sem apresentar esquecimento de pílulas, não engravida na pausa do anticoncepcional.

A pausa do anticoncepcional é o intervalo entre uma cartela e outra. Nesses dias de intervalo, ocorrerá o sangramento equivalente à menstruação e, após essa pausa, a mulher deve iniciar a nova cartela e continuar tomando a medicação como indicada.

Durante essa pausa, os hormônios da pílula continuam agindo no organismo da mulher e evitando a gravidez indesejada.

Caso a mulher esteja começando o uso da pílula e esteja nas primeiras três cartelas, seu organismo está em fase de adaptação à medicação e, portanto, ela deve usar um método contraceptivo adicional (como o preservativo) para evitar possíveis falhas.

O uso da amoxicilina juntamente com o anticoncepcional não diminui a eficácia da pílula. As duas medicações podem ser usadas ao mesmo tempo e, durante o tratamento com antibiótico, a mulher deve continuar o uso do anticoncepcional normalmente.

Leia também:

Posso engravidar na troca do anticoncepcional?

Antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional?

Estando grávida a menstruação desce na pausa do anticoncepcional?