Perguntar
Fechar

Posso estar grávida?

É possível eu estar grávida? A resposta pode ser:

Provavelmente SIM: se teve relação sexual sem proteção e a menstruação atrasou;

Provavelmente NÃO: se usa anticoncepcional corretamente, se usou camisinha, se toma injeção anticoncepcional e se a menstruação veio;

TALVEZ: Se teve relação e não usou camisinha no primeiro mês de uso de anticoncepcional oral ou injetável, se não tomou a injeção no dia certo, se esqueceu de tomar a pílula no dia certo, se usou a pílula do dia seguinte, se faz sexo com coito interrompido, se a camisinha estourou.

Dúvidas sobre gravidez e suspeita de gestação

Importante: se menstruou, não deve estar grávida. Se quer saber se está grávida só existem duas maneiras de descobrir: fazer um exame de gravidez ou ultrassom.

Testes caseiros ou de testes de farmácia para gravidez não têm nenhum valor para a definição de estar ou não grávida, apenas testes feitos em laboratórios são confiáveis e levados em consideração para tomadas de decisões médicas.

1. Quais são os sintomas de gravidez?

O principal sintoma da gravidez é o atraso da menstruação, que deve estar pelo menos 8 dias atrasada para que a gravidez seja detectada nos exames de gravidez. O atraso menstrual normalmente é notado quando o período está de uma a duas semanas atrasado.

Além do atraso menstrual, outros sintomas podem estar presentes no início da gravidez (5ª ou 6ª semana de gestação), como náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade nas mamas, cansaço, aumento do número de micções, urgência urinária, sonolência, alterações do paladar e do olfato.

À medida que a gravidez avança, outros sinais e sintomas começam a surgir, como inchaço abdominal, prisão de ventre, azia, desconforto no baixo ventre, variações de humor, falta de ar e tontura.

2. Posso fazer exame de gravidez ante mesmo da menstruação atrasar?

Sim. O exame de sangue Beta-HCG já dá positivo 1 semana após a gravidez ter ocorrido mesmo antes da menstruação atrasar.

3. Com quantos dias de atraso posso suspeitar que estou grávida e devo fazer o exame de gravidez?

Pode-se fazer exames de gravidez de sangue ou teste de farmácia de urina a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Porém, como pequenos atrasos menstruais de poucos dias são muito comuns, os médicos costumamos esperar 15 dias de atraso menstrual para considerar um bom indício de gravidez. O ideal é a partir desse período procurar o médico e fazer o exame de gravidez.

4. Atraso menstrual seguido por pequeno sangramento ou corrimento tipo "borra" pode ser gravidez?

Sim. Se há possibilidade de gravidez (relações sem proteção), pode sim ser gravidez.

5. Pequeno sangramento ou corrimento tipo borra antes ou nos dias que era para vir a menstruação, seguido de atraso menstrual, pode ser gravidez?

Sim. Se há possibilidade de gravidez (relações sem proteção), pode sim ser gravidez.

6. A menstruação veio diferente neste mês, posso estar grávida?

Talvez. Nem toda alteração na menstruação significa gravidez. Menstruação que veio pouco ou veio tipo borra de café, ou veio mais que o normal, até podem significar gravidez, mas existem muitos outros motivos. Se teve relação sem proteção, faça o exame de gravidez.

7. Posso estar grávida e menstruar normalmente?

É algo que até pode acontecer, mas é raro, normalmente presença de menstruação indica ausência de gravidez.

8. Anticoncepcional altera o resultado do exame de Beta-HCG?

Não. O uso de anticoncepcional não interfere no resultado do exame de gravidez Beta-HCG.

9. Relação sem proteção com coito interrompido (ejacular fora) pode engravidar?

Pode engravidar, o coito interrompido, embora possa ser utilizado é um método de baixa eficácia, portanto pode ocorrer gravidez.

10. Penetração com o pênis sujo de esperma ou líquido seminal engravida?

Sim. Mesmo se lavar por fora e urinar, toda vez que se inicia uma nova relação e não se usa preservativo ou outro método anticoncepcional existe sim a chance de gravidez.

11. Encostar o pênis sujo de esperma ou líquido seminal na vagina engravida?

A chance é mínima, se não há penetração dificilmente há gravidez.

12. Lavar o pênis e começar de novo, engravida?

Sim. Mesmo se lavar por fora e urinar, toda vez que se inicia uma nova relação e não se usa preservativo ou outro método anticoncepcional existe sim a chance de gravidez.

13. Introduzir os dedos sujos de esperma ou líquido seminal na vagina pode engravidar?

Talvez sim. Sempre que espermatozoides viáveis chegam à vagina, existe a chance de gravidez.

Saiba mais em: