Perguntar
Fechar

Posso manter o anticoncepcional mesmo tendo reduzido muito o meu fluxo menstrual?

Há cerca de 2 anos minha menstruação reduziu á quase nada (tomo anticoncepcional regularmente), fui ao ginecologista e ele me pediu um exames, que ainda não consegui realizar, continuo tomando o mesmo anticoncepcional. Neste mês menstruei quase nada de novo só sujou um absorvente. Posso tomar o anticoncepcional mesmo sem ter menstruado e esse remédio faria o mesmo efeito?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. Nos casos de alterações no fluxo da menstruação é importante manter o anticoncepcional que está em uso, e agendar consulta com ginecologista, pois a redução do volume do fluxo menstrual faz parte da ação do anticoncepcional.

A menstruação ocorre devido um estimulo hormonal na camada interna do útero, chamado endométrio, que se torna mais espessa para receber e nutrir o feto; quando não ocorre a gestação esse endométrio descama dando origem ao sangramento.

O anticoncepcional age impedindo o estimulo hormonal no útero, e consequentemente, impedindo o aumento e maior concentração de sangue neste endométrio, com isso quando descama, na menstruação, a quantidade do fluxo sanguíneo esperada é bem menor.

Antes fazer qualquer alteração na forma de uso do anticoncepcional a mulher deve primeiro passar por uma consulta com o/a médico/a ginecologista, para avaliação e orientações adequadas.

Pode também lhe interessar: