Perguntar
Fechar

Posso tomar Ibuprofeno se tiver com coronavirus (COVID-19) ou com suspeita?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Pode, mas deve evitar sempre que possível. Segundo especialistas em infectologia, a piora da doença COVID-19 pelo uso de Ibuprofeno não está confirmada.

Enquanto dados são colhidos para avaliação, o recomendado é que sempre que possível faça uso de outros medicamentos com o mesmo efeito.

Por exemplo, para diminuir a febre, ou aliviar os sintomas de dores de cabeça e dores no corpo, prefira fazer uso de Paracetamol.

Por que o ibuprofeno parece piorar o quadro da COVID-19?

Acontece que o vírus SARS-CoV-2, vírus responsável pela COVID-19, é um vírus que se liga a receptores da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2), para sua replicação. Quanto maior a disponibilidade dessa enzima no sangue, maior a chance de replicação do vírus.

O ibuprofeno, em estudos experimentais, parece aumentar a disponibilidade dessa enzima no sangue, por isso a questão de que o seu uso facilitaria a replicação desse vírus. Porém, é uma questão ainda não comprovada cientificamente.

Mesmo assim, devido à gravidade da situação atual, na suspeita, ou confirmação de contaminação por COVID-19, é importante evitar o uso de ibuprofeno, até que mais estudos possam responder com segurança a essa questão.

Saiba mais: o que já se sabe sobre o novo Coronavírus (SARS-CoV-2)?