Procurando um pai! Qual a possível data da concepção?

Minha menstruação veio dia 01 do 02 e tive relação no dia 07 do 02, no dia 14 do 02 e também no dia 18 do 02, qual seria a possível data da concepção?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não é possível definir com exatidão essa data. Podemos dizer que todos os dias citados são possíveis, sendo o dia 14 o mais provável, por ser exatamente o dia fértil, do ciclo menstrual regular de 28 dias. O dia 18 encontra-se próximo do dia fértil e o dia 7 o menos provável.

Na verdade, esse cálculo está sendo baseado em um ciclo menstrual normal, regular e de 28 dias, o que não é o mais comum na população feminina brasileira.

Por isso, recomendamos procurar seu médico ginecologista para uma avaliação mais detalhada e assim, com mais informações, sobretudo mais detalhes sobre seu ciclo menstrual e exame clínico, sugerir a data mais provável.

Como calcular o dia mais provável da gravidez?

O ciclo menstrual regular, apresenta como dia mais provável de gravidez, o dia do meio do ciclo, por isso, nos ciclos de 28 dias, o dia 14 é o mais fértil.

Nos ciclos mais curtos, como 26 dias, o dia fértil será o dia 13. Nos ciclos de 30 dias, o dia 15, e assim sucessivamente, sempre calculando o dia do meio do ciclo.

Vale ressaltar que o dia mais fértil é o dia do meio, porém contamos três dias a mais para frente o para traz, compondo o período fértil. Por isso, em média, a mulher apresenta 7 dias de maior possibilidade de gravidez.

Entenda melhor do assunto no link: Como calcular o Período Fértil?

Porém nos casos de ciclo menstrual irregular o cálculo se baseia nos últimos 6 meses.

Leia também: Ciclo menstrual desregulado: Como calcular o período fértil?

O médico ginecologista, através do exame clínico, é capaz de suspeitar o tempo estimado da gestação, por alterações no corpo da mulher, decorrente das alterações hormonais, entretanto, os dias são tão próximos, que pode ser mais difícil responder a essa questão.

De qualquer forma, o mais importante é que procure um atendimento médico para dar início ao pré-natal e assegurar uma gravidez saudável.

Pode lhe interessar também: Que exames devem ser feitos durante a gravidez?