Perguntar
Fechar

Quais as causas do transtorno de personalidade esquizóide?

O transtorno de personalidade esquizóide é mais comum em homens, sobretudo se tiverem familiares com esquizofrenia ou transtorno de personalidade esquizotípica. As causas do transtorno não são totalmente conhecidas.

O transtorno de personalidade esquizóide normalmente começa a se manifestar no início da idade adulta em vários tipos de situações.

Porém, durante a infância ou adolescência, o transtorno esquizóide pode se manifestar sob a forma de solidão e relacionamentos fracos com pessoas da mesma idade.

Pessoas com transtorno de personalidade esquizóide preferem ficar sozinhas, passando grande parte do tempo isoladas, sem contato social ou interação com os outros.

Aparentam ser ineptos socialmente, superficiais e completamente absorvidos no seu próprio mundo, uma vez que não procuram interações sociais e raramente respondem às tentativas de aproximação das outras pessoas. Não exibem as emoções, com pouca ou nenhuma expressão facial ou mesmo gestos sobre aquilo que estão sentindo.

Além de afetar as relações sociais e pessoais, o transtorno de personalidade esquizóide pode prejudicar a atividade profissional do indivíduo, sobretudo se o trabalho exigir contato direto com outras pessoas. Por outro lado, se trabalhar isolado, pode ter um bom rendimento e destacar-se naquilo que faz.

O tratamento do transtorno é feito com psicoterapia e medicamentos psiquiátricos.

Saiba mais em:

Quais os sintomas do transtorno de personalidade esquizóide?

Qual é o tratamento para o transtorno de personalidade esquizóide?