Perguntar
Fechar

Quais as causas do transtorno dissociativo de identidade?

As causas do transtorno dissociativo de personalidade não estão bem definidas, mas acredita-se que a sua origem está em traumas sofridos sobretudo na infância.

A razão por se aceitar essa hipótese é que durante o evento traumático a pessoa pode fazer uma dissociação mental para proteger-se do trauma, em situações em que não possa se defender ou fugir. Se os traumas forem frequentes, esse mecanismo de defesa pode desencadear o transtorno dissociativo de identidade.

Para que se desenvolva um transtorno dissociativo de identidade é necessário que a pessoa tenha sofrido traumas graves, de forma real e recorrente, em qualquer fase da vida.

Porém, pessoas que desenvolvem personalidade múltipla muitas vezes passam por esses eventos traumáticos até aos 7 anos de idade.

Portanto, o transtorno dissociativo de personalidade é um mecanismo de defesa da mente para enfrentar situações que seriam insuportáveis para a pessoa.

Leia também: Transtorno dissociativo de identidade significa ter dupla personalidade?

Sintomas

A principal característica do transtorno dissociativo de identidade é a presença de duas ou mais personalidades diferentes dentro da mesma pessoa e que assumem alternadamente o comando da consciência.

Cada uma das personalidades tem as suas próprias memórias, gostos e costumes, por vezes até com comportamentos opostos.

Contudo, há casos em que as personalidades sabem da existência umas das outras, podendo haver rivalidades ou parcerias entre elas.

Na grande parte dos casos existe uma personalidade primária, que é a própria pessoa, geralmente com traços de depressão, passividade e culpabilidade.

As outras identidades são secundárias e podem ser opostas à primária, com características de agressividade e autodestruição.

As mudanças de identidade podem ocorrer subitamente, em segundos, ou após um curto período de confusão mental que não dura mais do que alguns minutos. Essas alterações de personalidade normalmente são desencadeadas por algum estresse social ou psicológico.

O médico psiquiatra é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do transtorno dissociativo de identidade.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para transtorno dissociativo de identidade?

Quais os sintomas do transtorno dissociativo de identidade?