Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da cistite intersticial?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O principal sintoma da cistite intersticial é a dor pélvica (região do baixo ventre) que surge com o enchimento da bexiga e alivia após a micção. Outros sintomas comuns são a vontade frequente e urgente de urinar, inclusive durante a noite.

A pessoa também pode apresentar a sensação de não ter esvaziado a bexiga completamente.

A urgência urinária parece estar relacionada a dor, ainda, piora à medida que a bexiga vai se enchendo, e não tem relação com o medo de perder urina.

A cistite intersticial provoca aumento da frequência urinária durante o dia e a noite, dor no períneo (região entre o ânus os órgãos genitais), no pênis, na vagina, nos testículos, no ânus e durante as relações sexuais (dispareunia).

Nas mulheres, os sintomas da cistite intersticial podem ser confundidos com doenças ginecológicas, enquanto nos homens as manifestações podem ser associadas a alterações na próstata.

Leia também: Quais os sintomas da síndrome da bexiga dolorosa?

O volume de urina geralmente é baixo, tanto devido à dor como pelo aumento do número de micções.

Não existe um exame ou teste laboratorial específicos para diagnosticar a cistite intersticial. Os sinais e sintomas muitas vezes são confundidos com outras doenças mais prevalentes, como infecção urinária, hiperatividade da bexiga, endometriose, entre outras doenças ginecológicas e urológicas, retardando ainda mais o diagnóstico correto e início do tratamento.

O tratamento da cistite intersticial é complexo e pode envolver uso de medicamentos, mudanças comportamentais, alimentares e cirurgias.

Na presença desses sintomas, consulte um médico urologista para receber uma avaliação detalhada e o tratamento adequado.

Saiba mais em:

Cistite intersticial tem cura? Com é o tratamento?

Cistite intersticial: Quais as causas e complicações?