Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da endocardite bacteriana?

Os sinais e sintomas da endocardite bacteriana podem se manifestar gradualmente ou ter início súbito. As manifestações mais comuns incluem febre, calafrios, transpiração noturna, alterações na frequência cardíaca, falta de ar, cansaço, tosse persistente, emagrecimento, dor muscular ou articular e presença de sangue na urina.

Contudo, o sinal mais característico da endocardite bacteriana é a presença de manchas vermelhas em forma de nódulos dolorosos, próximas às pontas dos dedos das mãos e dos pés.

Também é comum surgir manchas ou pontos vermelhos na pele, mucosas e parte branca dos olhos.

A válvula cardíaca mais acometida pela endocardite bacteriana é a aórtica, embora a infecção possa ocorrer em qualquer parte do endocárdio (parte interna do coração) e suas estruturas, principalmente as válvulas.

Geralmente o lado direito do coração é o mais afetado, o que pode favorecer a formação de êmbolos que podem se deslocar para os pulmões. O êmbolo infectado gera também uma infecção generalizada nos pulmões.

Quando a endocardite bacteriana ocorre no lado esquerdo do coração, os êmbolos infectados podem se deslocar para o cérebro, artérias coronárias, rins e baço. Se ocorrer sepse (infecção generalizada), o coração normalmente também está envolvido.

Veja também: Endocardite bacteriana é grave?

O diagnóstico da endocardite bacteriana é feito por meio de exames de sangue e ecocardiograma.

O ecocardiograma de tórax pode detectar a presença das vegetações em quase todos os casos. No entanto, o exame pode não indicar a presença de endocardite se a pessoa for obesa, tiver doença pulmonar obstrutiva crônica ou deformidades na parede torácica. A ecocardiografia realizada através do esôfago é mais invasiva, contudo é mais sensível para detectar as vegetações.

O tratamento da endocardite bacteriana é feito com medicamentos antibióticos, administrados diretamente na veia. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia para substituir a válvula acometida.

Saiba mais em:

Quais as causas da endocardite bacteriana?

Como é o tratamento da endocardite bacteriana?

Criado por: Equipe Editorial do Médico Responde