Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da febre chikungunya?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Os principais sintomas da febre chikungunya são: febre de início súbito acima de 38,5ºC e dores articulares intensas nos pés e nas mãos (dedos, tornozelos e punhos). Também pode ocorrer dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. No entanto, cerca de 30% dos casos de febre chikungunya não manifestam sintomas.

A forma aguda da febre chikungunya caracteriza-se pela febre alta que dura entre 3 a 5 dias. Após esse período, começam as dores nas articulações das mãos, punhos e tornozelos. A ocorrência de exantema maculopapular (manchas vermelhas na pele) é frequente.

A febre chikungunya é causada pelo vírus CHIKV e transmitida através da picada da fêmea dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os mosquitos são infectados ao picarem uma pessoa com o vírus e só então é que passam a transmitir a doença.

Leia também:

Chikungunya pode ser transmitida pelo beijo?

Chikungunya pode ser transmitida através de relações sexuais?

O período de incubação médio da febre chikungunya​ é de 3 a 7 dias. ​Os sintomas normalmente persistem durante 7-10 dias, embora a dor articular possa durar meses ou anos, podendo, em alguns casos, tornar-se uma dor crônica incapacitante. Uma vez infectado, o indivíduo fica imune até o fim da vida.

Em geral, o paciente se recupera em 10 dias após o início dos sintomas, embora as dores articulares possam permanecer por meses, em alguns casos.

Não existe vacina ou um tratamento específico para a febre chikungunya. São administrados medicamentos para baixar a febre e anti-inflamatórios para as dores articulares. Ao paciente é recomendado ficar em repouso e beber líquidos em abundância.