Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da insuficiência adrenal?

Os sinais e sintomas da insuficiência adrenal podem incluir cansaço ao realizar tarefas simples, mal-estar geral, fraqueza, emagrecimento, náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, prisão de ventre, diminuição da pressão arterial (hipotensão) e dos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia), desmaios, desidratação, escurecimento da pele, choque cardiocirculatório e pouca quantidade de sódio no plasma sanguíneo.

A pouca concentração de sal (sódio) no plasma provoca um desejo voraz por alimentos salgados como forma do organismo tentar compensar esse défice.

Também pode haver perda do desejo sexual e crescimento de pelos no corpo, principalmente nas mulheres. A insuficiência adrenal na mulher provoca ainda perda de pelos na região genital e nas axilas.

Insuficiência adrenal aguda

Os sintomas da insuficiência adrenal geralmente começam a se manifestar gradualmente. Contudo, situações de estresse, doenças infecciosas, traumatismos e procedimentos cirúrgicos podem causar uma crise aguda de insuficiência adrenal que pode levar à morte se não for devidamente tratada.

Insuficiência adrenal crônica

Casos crônicos ou graves de insuficiência adrenal podem causar anda dores musculares e articulares, depressão, delírios, perda de memória e psicose.

Os sinais e sintomas da insuficiência adrenal podem ser discretos e variados. As manifestações são decorrentes da pouca produção de glicocorticoides ou mineralocorticoides e ainda da própria doença que originou a insuficiência adrenal.

Sem tratamento, a insuficiência adrenal pode ser fatal, sobretudo nos casos agudos. Procure um médico de família, clínico geral ou um endocrinologista na presença desses sintomas.

Saiba mais em:

Insuficiência adrenal tem cura? Como é o tratamento?

Insuficiência adrenal é grave? Quais as causas?