Perguntar
Fechar

Quais os sintomas da insuficiência hepática?

Os primeiros sinais e sintomas da insuficiência hepática são: náuseas, cansaço e mal-estar. Depois surge a icterícia, decorrente do acúmulo de bilirrubina não processada pelo fígado e que deixa a pele e os olhos amarelados.

Contudo, o sintoma mais evidente da insuficiência hepática é o aparecimento da encefalopatia, que provoca lesões no encéfalo (cérebro, cerebelo, bulbo). Essa manifestação pode surgir antes ou após a icterícia.

Os sinais e sintomas da insuficiência hepática podem ir se manifestando lentamente ou começar de forma rápida, evoluindo progressivamente e provocando a falência de vários órgãos e sistemas do corpo.

Encefalopatia

Uma vez instalada a encefalopatia, começam os sinais e sintomas neurológicos da insuficiência hepática, que começam e evoluem geralmente nessa ordem:

1) Mudanças de comportamento;
2) Distúrbios do sono;
3) Perda da noção de tempo e espaço.

As alterações neurológicas decorrentes da encefalopatia hepática pode ainda favorecer o desenvolvimento de infecções, hemorragias e insuficiência renal, com risco de provocar a falência de diversos órgãos e sistemas.

Insuficiência hepática aguda

A insuficiência hepática aguda caracteriza-se pela falência das funções do fígado com aparecimento de encefalopatia (lesões no cérebro) em até 8 semanas após o início da doença.

Outra característica da insuficiência hepática aguda é o acometimento de outros órgãos e sistemas, como cérebro, pulmões, rins, medula espinhal, sistema circulatório e imunológico.

Na falência hepática subfulminante, a encefalopatia surge entre a 2ª e a 12ª semana depois da icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados. Já na falência hepática fulminante as lesões cerebrais instalam-se nas primeiras duas semanas.

O diagnóstico e tratamento da insuficiência hepática é da responsabilidade do médico hepatologista.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para insuficiência hepática?

Insuficiência hepática tem cura? Quais as possíveis complicações?

O que pode causar insuficiência hepática?