Quais os sintomas da insuficiência hepática?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Os primeiros sinais e sintomas podem ser apenas: náuseas, cansaço e mal-estar. Depois surge a icterícia, decorrente do acúmulo de bilirrubina não processada pelo fígado e que deixa a pele e os olhos amarelados.

Contudo, o sintoma mais evidente da insuficiência hepática é o aparecimento da encefalopatia (confusão mental). Ainda não está bem definida a causa da encefalopatia, entretanto parece ser devido ao acúmulo de toxinas não depurada pelo fígado doente. Essa manifestação pode surgir antes ou após a icterícia.

Outros sinais e sintomas são: Hipotensão arterial, hipoglicemia, ascite (aumento do volume da barriga), Insuficiência renal aguda, sangramentos de difícil controle e maior predisposição à infecções.

Os sinais e sintomas da insuficiência hepática podem ir se manifestando lentamente ou começar de forma rápida, evoluindo progressivamente e provocando a falência de vários órgãos e sistemas do corpo.

ictericia

Insuficiência hepática aguda

A insuficiência hepática aguda se caracteriza pela falência das funções do fígado com aparecimento de encefalopatia em até 8 semanas após o início da doença, no caso de pessoas sem doença hepática prévia, ou 2 semanas, para os pacientes hepatopatas (com doença prévia).

Outra característica da insuficiência hepática aguda é o acometimento de outros órgãos e sistemas, como cérebro, pulmões, rins, sistema circulatório e imunológico.

Na falência hepática chamada subfulminante, a encefalopatia surge entre a 2ª e a 12ª semana após a icterícia.

O diagnóstico e tratamento da insuficiência hepática são de responsabilidade do/a médico/a hepatologista.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para insuficiência hepática?

Insuficiência hepática tem cura? Quais as possíveis complicações?

O que pode causar insuficiência hepática?